Leilão de Veículo Online é Seguro?

Descubra nesse artigo como fugir de fraudes e evitar problemas.

Já falamos sobre essa modalidade de compra e venda chamada Leilão e que existe há muitos anos atraindo muitas pessoas.

Anúncios

E como dito anteriormente os carros comprados em leilão são vendidos muitas vezes com os valores reduzidos entre 30 a 50% que os preços de veículos da tabela FIPE. 

O leilão online, eletrônico ou virtual é uma modalidade realizada via internet de compra e venda, como um Business-to-Business, em que geralmente não existe um ponto de venda e é aberta ao público interessado.

Tal como no leilão tradicional, no online os preços de lance inicial para cada item ou lote são pré-determinados e a dinâmica de concorrência é aberta. 

A modalidade de leilão online começou a se popularizar no início da década de 90 como resultado do sucesso de operações via internet.

Com a possibilidade de ser conduzido pelo site do leiloeiro em tempos de pandemia, a modalidade de Leilão Online se torna uma opção interessante para quem quer adquirir um veículo com preço mais em conta.

Mas como tudo no mundo virtual, é imprescindível tomar algumas preocupações antes de dar lances ou fornecer dados pessoais em sites de leilão. 

Veja também:

Como lucrar com leilão de carros e motos

5 Sites conhecidos de leilões de veículos

Dicas para comprar carro de leilão

COMO LUCRAR COM LEILÕES

Fraudes de 2020 em leilões de veículos online

Em julho de 2020, especialistas em segurança da dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, descobriram sites falsos de leilão do Detran.

Esses sites falsos para leilão online de veículos já fizeram mais de 50 mil vítimas no país.

A ideia dos golpistas é utilizar do atrativo de preços baixos dos bens em leilão, com a promoção de anúncios convincentes de automóveis, fornecendo detalhes e informações como a de “IPVA pago”, levando o potencial comprador a depositar um lance para garantir a realização do negócio.

Usando o nome do Detran – Departamento de Trânsito dos estados, os criminosos apostam em maior credibilidade junto às vítimas.

Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são os que tiveram mais pessoas fraudadas e cerca de 819 páginas falsificadas foram identificadas nos meses de junho e julho de 2020.

COMO LUCRAR COM LEILÕES

Como evitar problemas em leilão online de veículos?

Uma das dicas para não ter problemas na compra de carros via leilão é verificar se o leiloeiro que anuncia o veículo é registrado na Junta Comercial do seu estado, lembrando que só o leiloeiro registrado é autorizado a realizar leilões.  

Outra dica que ajuda, é conferir se o link encontrado do leilão é seguro, o site da dfndr lab, oferece um analisador de links para detectar os que são perigosos. 

Após verificar se a plataforma de leilão é confiável, verifique o que a casa de leilões pede. Geralmente é preciso se cadastrar previamente para participar do leilão online.

Importante não esquecer que apesar do leilão acontecer de forma online, é indispensável conhecer o bem que se pretende arrematar e para isso será preciso uma visitação.

Leia o edital, todo leilão tem um, nele encontram-se informações importantes como estado e origem do veículo, se há dívidas acumuladas, como deve ser feito o pagamento, horários para visitação e detalhes sobre o bem ou lote, sobre o leiloeiro e as regras do leilão.

Informe o seu interesse em participar do leilão, ofereça lances e torça para conseguir o arremate.

A maioria dos leilões pede o pagamento à vista, porém em outros é possível o parcelamento e até o financiamento do bem arrematado. 

Já pensou em adquirir um bem desejado com segurança e sem sair de casa? Parece uma boa ideia não é mesmo?

Dicas Prova de Legislação

7 Dicas Para se Dar Bem na Prova de Legislação do Detran

Descubra 5 sites conhecidos de leilões de carros e motos