Leilão de Veículos: Como fazer um bom negócio e lucrar

A compra e venda de carros em leilões tem sido uma opção lucrativa de muitas pessoas na comercialização de automóveis.

Veículos abandonados após apreensão, recuperado por seguradoras, alienados por falta de pagamento de financiamento e liquidados por construtoras após avaria fazem parte desse mercado promissor.

Anúncios

Nem todo carro vendido em leilão é batido.

O mercado pouco explorado dos leilões ainda segue cercado de preconceitos e se você tem dinheiro para investir, com atenção aos detalhes, seguindo algumas dicas é possível adquirir veículos com preço abaixo do mercado e revender com certa margem de lucro.

Alguns detalhes são primordiais para evitar aquelas furadas e garantir um bom retorno ao  arrematar um carro em leilão. 

Veja também:

Leilão online de veículos é seguro?

5 Sites conhecidos de leilões de carro

Dicas para comprar um carro de leilão

A verdade sobre os leilões de veículos

Leilões de carros são categorizados em carros prontos para uso, com pequenos defeitos e que não atrapalham sua dirigibilidade, no entanto nem sempre o leiloeiro apresenta o veículo ligado e como não é possível ligar o veículo para testar seu funcionamento é importante atentar caso não tenha experiência no ramo se realmente vale a pena.

SITES DE LEILÃO DE VEÍCULOS

Outra categoria é a dos veículos sinistrados, aqueles que foram depreciados e que necessitam de reparos para conseguir a transferência junto ao Detran.

Esses veículos sinistrados são classificados em veículos de pequena, média e grande monta. 

Quando o sinistro não afetou a estrutura e a recuperação dele é fácil e barata eles são classificados como pequena monta. 

Os de média monta são veículos que tiveram um dano maior em sua estrutura e para evitar desalinhamento, desgaste irregular dos pneus, precisam de uma recuperação mais especializada. Como em maioria nesses casos os veículos vêm de seguradoras, normalmente eles já chegam com a manutenção em dia.

As sucatas ou veículos de grande monta não servem para voltar à circulação e só pessoas jurídicas podem adquiri-los a fim de comercializar suas peças.

SITES DE LEILÃO DE VEÍCULOS

4 Dicas para fazer um bom investimento em carros de leilão?

1) Conheça as casas de leilão

Conhecendo bem as casas de leilão e as empresas que disponibilizam a compra desses veículos por essa modalidade, é importante verificar todas as informações sobre o veículo. Essas informações devem estar presentes no edital, de onde vem o carro, qual o estado dele

2) Calcule os gastos com reparos

Verifique se há necessidade de reparo, quais são elas e se o custo com elas compensa, é imprescindível fazer uma visitação. Então faça uma visita ao local que está realizando o leilão e se possível leve um mecânico de sua confiança. Ainda que confie no leiloeiro muitos veículos são vendidos em lotes e você não quer problemas.

3) Verifique pendências financeiras

Lembre-se que podem haver multas e pendências fiscais, procure saber quais são elas. E como está a documentação do veículo. Confira quais são as taxas do leilão, comissão do leiloeiro e se haverá custo quanto ao transporte do veículo.

4) Saiba o valor de mercado

Confira o valor de mercado do veículo, consultando a tabela FIPE. Em posse dessas informações tome sua decisão.

Conclusão

Observando alguns detalhes, colocando na ponta do lápis o que tem a investir e o que terá em gastos, arrematar um veículo em leilão e revendê-lo pode ser um grande negócio e sem prejuízos.

Descubra 5 sites conhecidos de leilões de carros e motos

Como conseguir sua Carteira de Habilitação 100% Gratuita?