7 Dicas Para se Dar Bem na Prova de Legislação do Detran

A prova de legislação é o segundo passo para quem deseja ter a tão sonhada carteira de habilitação

Mas como toda prova, é preciso se preparar para ela, se dedicando aos estudos e, mais que isso, mantendo a calma. A prova de legislação do DETRAN consiste em um exame com 30 questões, cada uma valendo um ponto. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar, no mínimo, 21questões, caso contrário, terá que passar novamente pelo exame.

Anúncios

As questões que podem estar presentes no dia do exame envolvem as seguintes áreas: Legislação de Trânsito, sinalização, infrações de trânsito, meio ambiente e cidadania, mecânica básica, direção defensiva e primeiros socorros.

Veja também: Primeira Habilitação em Minas está 10% mais Cara

Confira 7 Dicas para Você se Dar Bem na Prova de Legislação do Detran

1) Teste seu Conhecimento

Não basta apenas frequentar as aulas do e estudar o livro, é preciso testar seu conhecimento. O DETRAN MG não possui um simulado específico em seu site, mas existem outras opções de acesso em outras páginas que você pode baixar e treinar para a prova de legislação.

Outra opção é comprar os simulados vendidos nas bancas de jornais e revistas que também são ótimos aliados no estudo.

A terceira opção é fazer estes simulados na própria autoescola onde você estuda. As provas dos simulados são em sua maioria compostas de 30 questões, que devem ser respondidas em 40 minutos. As questões são de múltipla escolha.

2) Frequente as Aulas Teóricas

Muitas pessoas são reprovadas no exame de legislação porque deixam de frequentar as aulas teóricas das autoescolas. Não faça isso! As aulas são importantes para que você tire suas dúvidas e tenha explicações claras e objetivas sobre o livro de legislação.

Além disso, não se esqueça que, para o DETRAN, são necessárias 45 horas de aulas para prosseguir nas próximas aulas, ou seja, assisti-las é obrigatório!

3) Mantenha a Calma

Manter a calma vale tanto para a prova de legislação quanto para a prova prática de direção. De nada adianta você estudar muito se, na hora da prova, o nervosismo tomar conta de você. A melhor dica aqui é fazer as questões com calma, sem pressa. Lembre-se: a prova não é de velocidade e sim de conhecimento.

4) Esteja Focado

Muitas pessoas acabam a prova primeiro e isso acaba dispersando outros candidatos. Não caia nesta. Foque na sua prova e não se incomode ao ver que todas as pessoas estão saindo e você está ficando. Você tem 60 minutos para fazer a prova de legislação, use este tempo.

5) Primeiro as Questões Fáceis

Faça primeiro as questões que você tem mais facilidade e deixe para o final as que você tem mais dificuldade ou que está em dúvida. Gastar seu tempo e sua energia com o que você não sabe não irá resolver sua situação. Por isso, faça todas as que você sabe e depois “quebre a cabeça” com as que você não sabe.

6) Esteja Confiante

Se você estudou, frequentou as aulas, tirou as dúvidas e fez os simulados você está preparado para encarar as questões. Vá para a prova confiante e seguro desta ideia. Se sentir assim é importante até mesmo para assumir a direção de um veículo.

7) Prepare-se para o Trânsito e Não Só para a Prova

Encare os estudos para a prova de legislação como uma preparação para as situações que acontecerão no dia a dia no trânsito. Isso significa que decorar o conteúdo irá prejudicar você mesmo futuramente.

Prova de Legislação Eletrônica

Desde 2009 o DETRAN MG adotou o sistema de prova de legislação eletrônica. A vantagem é que o teste é feito mais rapidamente e com menos possibilidade de fraude.

Os candidatos que chegam para fazer os exames são identificados eletronicamente pela impressão digital. As questões aparecem na tela do computador e o candidato vai marcando. Além, disso, os candidatos conseguem saber sua pontuação imediatamente após o término do exame.

Com o sistema, cerca de 425 pessoas fazem o exame em uma sala climatizada e equipada com seis câmeras de vigilância. Com este novo modelo é necessário apenas um fiscal e não quatro, como era quando a prova era feita com papel e caneta.

O DETRAN MG é pioneiro ao aplicar a prova de legislação por meio digital. A mesma tecnologia é aplicada para quem deseja fazer a renovação da CNH.

Novas Regras Desde 2009

Desde 2009 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou a Resolução 285 que previa o aumento de 30 para 45 horas de curso teórico e de 15 para 20 horas de prática de direção veicular para a obtenção da Carteira de Habilitação. A mudança de regras provocou um aumento de aproximadamente 60% na emissão de permissões em Belo Horizonte.

A partir da nova Resolução, além da legislação, os candidatos passaram a ter aula não apenas de primeiros socorros e direção defensiva, mas também aulas de proteção ao meio ambiente, convívio social no trânsito e inspeção mecânica.

Na carga horária das aulas práticas foram introduzidas ainda novas técnicas de aprendizagem com disciplinas de situações de risco como ultrapassagens, obstáculos na pista, cruzamentos e curvas. A resolução também passou a permitir que os alunos realizem as aulas práticas em diferentes horários e situações climáticas como a noite e tempo chuvoso, frio e neblina.

Consulta de Multas DETRAN MG

DETRAN MG – Consulta de Multas e Infrações

Leilão de Veículo Online é Seguro?