Leilão de carros da Polícia Federal: Saiba Como Funciona

Você pode arrematar desde carros populares até veículos de luxo

Os leilões feitos pela Polícia Federal são sempre uma febre, o órgão público disponibiliza para arremate em leilão online os mais diversos tipos de produtos apreendidos, inclusive carros. 

Mas será que vale mesmo a pena comprar carro de leilão online da Polícia Federal?

De onde vêm esses veículos? Estão em bom estado de conservação? Como comprar carro em leilão da Polícia Federal?

Para tirar todas as suas dúvidas, leia agora este artigo.

De onde vêm os carros de leilão da Polícia Federal?

Com certeza você já viu no jornal aquelas matérias falando sobre alguma operação da Polícia Federal, muitas até com nomes bem interessantes.

Pois bem, nessas operações são apreendidos celulares, computadores, carros etc. 

Visando aumentar a arrecadação do órgão, a Polícia Federal realiza um leilão dos itens apreendidos, que são colocados à venda por um valor inicial muito abaixo do praticado no mercado. Por esse motivo, o leilão online de carros da polícia federal se torna tão atrativo.

Vale a pena comprar carro no leilão da Polícia Federal?

Os carros de leilão são apreendidos e colocados à venda do jeito que estão, não há nenhuma avaliação mecânica do veículo antes do arremate.

Portanto, não é preciso dizer se vale ou não a pena comprar um carro de leilão, é preciso analisar cada caso.

Existem muitos carros importados e de luxo nos leilões PRF, daqueles que muita gente só sonha com os modelos. E como o preço vendido costuma ser bem abaixo do valor real do carro, adquirir um automóvel de luxo pode se tornar viável.

Também é possível arrematar bons carros populares no leilão online da Polícia Federal, veículos que precisam de um ou outro ajuste.

Por outro lado, alguns carros ficam em pátios e galpões por muito tempo, alguns por anos, e já não funcionam tão bem.

Em muitos casos é possível ir até o local onde o carro está estacionado e conferir as condições externas do mesmo, como pintura, arranhões, amassados, quebrados etc. Contudo, a parte mecânica não pode ser avaliada, no máximo levantar o capô e dar uma olhadinha no motor. 

Essa é a grande desvantagem dos carros de leilão da Polícia Federal, pois você compra um veículo sem saber ao certo as condições de funcionamento. 

Em contrapartida, se conseguir um carro em bom estado, você pode fazer um excelente negócio, levando pra casa um veículo bom e com preço baixo. 

Todos os carros de leilão da PRF estão em bom estado?  

Não! Assim como tem bons veículos novos, seminovos, importados e de luxo, também existem muitos carros avaliados como sucata no leilão da Polícia Federal.

É preciso se atentar ao edital e ver as condições de circulação dos veículos.

Os lotes de carros considerados como sucata são leiloados para quem deseja reaproveitar peças, utilitários e lataria do automóvel, podendo ser arrematado tanto por pessoa física, quanto jurídica.

Como participar do Leilão online da Polícia Federal

Os leilões online já vinham em uma crescente, mas com a Pandemia do Novo Coronavírus eles se instalaram como principal meio de arrematar um carro. 

Para participar do leilão online da Polícia Federal você deve adquirir um Certificado Digital, acessar o Portal e-CAC e gerar um código de acesso.

O leilão online da PRF em si funciona da seguinte forma: 

  1. O leiloeiro expõe o carro e determina o valor inicial dos lances;
  2. Os interessados vão aumentando os lances gradativamente, de acordo com seu planejamento (é importante ficar ligado nos valores de mercado para não pagar mais em um carro de leilão);
  3. Os lances acontecem dentro do tempo determinado pelo leiloeiro;
  4. Quem der o maior lance, arremata o carro.

Importante ressaltar que quem vencer o leilão deve realizar o pagamento dentro do prazo determinado, sendo sujeito a multa caso não o faça.

As regras de pagamento são estabelecidas de acordo com cada edital. 

Mas em regras gerais, o vencedor deve emitir um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e pagar o valor total no primeiro dia útil após o leilão.

Uma outra opção de pagamento é dar um sinal referente a 20% do valor e, oito dias após o leilão, pagar os outros 80%.

Os carros mais vendidos para pessoas com deficiência

Rastreador Veicular com Seguro: Conheça as Opções Disponíveis