Gasolina Aditivada ou Comum. Qual a melhor?

Descubra agora qual tipo de gasolina é a melhor para seu veículo, se gasolina aditivada ou comum!

Ao abastecer o veículo, uma dúvida que sempre bate é sobre qual gasolina usar, se gasolina aditivada ou comum. Afinal, qual destas opções oferece o melhor custo-benefício para o veículo? Será que existe alguma diferença entre os dois tipos de gasolina além do preço?

Anúncios

Para sanar estas e outras dúvidas, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Portanto, continue sua leitura e descubra agora a diferença entre gasolina aditivada e comum e qual é a melhor. Confira!

O que é gasolina aditivada? E comum?

Conforme a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a gasolina é um composto de frações líquidas leves. E que basicamente são provenientes do petróleo. Sua composição de hidrocarbonetos varia de C5 a C10 ou então C12.

A gasolina comum tem um teor baixo de enxofre de até 50 mg/kg. Ela também possui uma octanagem mínima de 93 unidades pelo método RON. Enquanto isso, o outro tipo de gasolina tem um aditivo com propriedades detergentes e dispersantes que ajudam a manter o sistema de alimentação do veículo limpo.

E a gasolina premium, o que é?

Quanto a gasolina premium tem octanagem de 97 unidades, ela tem os aditivos e é indicada para veículos de alto desempenho. As gasolinas premium mais comuns são a Podium, a Shell V-Power Racing ou a Ipiranga Octopro.

Além dos aditivos, essa gasolina também tem baixa geração de resíduos de combustão. E, portanto, é um pouco menos prejudicial à saúde e natureza.

Qual é a melhor, gasolina aditivada ou comum?

Esta gasolina pode ser considerada superior a comum, sobretudo por conta das suas propriedades dispersantes e detergentes. Afinal, são estas propriedades que impedem que depósitos carboníferos se formem no motor E isso acaba evitando que o propulsor perca desempenho.

Gasolina aditivada rende mais?

Não há uma resposta para essa questão. Principalmente porque não é possível confirmar se a gasolina aditivada rende mais ou não do que a comum. Na verdade o que existe são mitos ainda não contestados. A única real diferença entre as duas é a adição do aditivo.

Gasolina aditivada estraga o motor?

Pelo contrário, ao abastecer com gasolina do tipo aditivada problemas com o motor podem ser bem menores.

Principalmente porque ao abastecer somente com gasolina comum a formação de depósitos de carbono com o passar do tempo acabam prejudicando a combustão ou pré-ignição do veículo. O que reduz o desempenho do mesmo e aumenta seu consumo e emissão de gases.

Benefícios do combustível aditivado

Veja a seguir alguns dos principais benefícios de abastecer seu veículo com gasolina aditivada:

  • Ajuda a manter o interior do motor limpo.
  • Evita os depósitos de carbono que podem aumentar o consumo de combustível.
  • Simplifica o processo de aditivação para condutor.
  • Evita que o propulsor perca desempenho.
  • Tem propriedades detergentes e dispersantes.

Por que os manuais recomendam o uso de gasolina comum?

Muitos manuais de veículos recomendam o uso de gasolina comum pois a aditivação não é padronizada no Brasil. Por conta disso cada distribuidora de combustível coloca aditivos conforme bem entende.

Embora as fábricas de veículos saibam da importância da aditivação, elas normalmente recomendam a gasolina comum. Sobretudo para evitar correr riscos e causar maiores problemas pelo uso de gasolina com aditivos de baixa qualidade.

Além disso, as fábricas recomendam ainda que o motorista adicione o aditivo correto ele mesmo ao tanque do seu veículo. Isso tendo a consciência da procedência e qualidade dos aditivos que usará.

Gasolina comum ou gasolina aditivada preço

As diferenças entre os valores da gasolina comum para aditivada não são altos. Essa informação é por via de um levantamento da própria ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Mas variam de região para região e de posto ou distribuidora.

O preço médio da gasolina comum no Brasil em 2022 (fevereiro) está em R$ 6,32. Já o preço médio para a gasolina aditivada está em R$ 6,46.

Agora que você conhece as diferenças e os benefícios é hora de você viabilizar qual a melhor opção para você, se é gasolina aditivada ou comum.

palácio dos leilões

Palácio dos Leilões: Veja Detalhes desse Leilão

Impostos sobre veículos no Brasil

Impostos sobre veículos no Brasil. Saiba quanto você paga