Confira a seguir o que é manutenção preventiva veicular e qual sua importância!
A manutenção preventiva veicular é um cuidado indispensável que qualquer condutor precisa ter. Afinal, com ela é possível evitar ou mesmo detectar problemas precocemente antes que causem danos irreversíveis no veículo. E até mesmo acidentes nas entradas.
Anúncios
Mas, o que é realmente a manutenção preventiva automotiva? Quando fazer e porque manter em dia é importante?
Acompanhe esse artigo na íntegra e fique por dentro desse assunto!
Manutenção Preventiva o que é?
Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva carros nada mais é que um serviço onde se verifica o funcionamento de peças e componentes do veículo com o objetivo de prevenir problemas como avarias, desgastes e quebra.
A manutenção preventiva veicular normalmente é feita a partir das definições do manual do proprietário. Mas há outros meios que podem sugerir a periodicidade dessas manutenções.
A avaliação preventiva pode ser de feita de 6 meses em 6 meses ou mesmo a cada 10 mil km rodados. O tempo vai depender do quanto o carro é utilizado e também do tipo de veículo.
Qual a importância da Manutenção Preventiva?
Manter em dia a manutenção preventiva veicular é uma maneira eficaz não apenas de evitar problemas futuros. Mas principalmente para manter seu veículo em bom estado e economizar.
Essas manutenções evitam falhas mecânicas e elétricas que podem afetar o desempenho geral do carro e oferecer risco a segurança do motorista e dos passeios.
Manutenção preventiva exemplos do porquê fazer:
- Maior economia já que os gastos de prevenção são menores que os gastos de correção e resolução de problemas que não foram identificados antes.
- Segurança para motorista e passageiros por conta de que os componentes estarão devidamente avaliados sem maiores chances de causar acidentes que podem ser fatais.
- Maior eficiência de funcionamento.
- Maior economia de combustível por conta de o motor estar devidamente apto para rodar.
- Valorização do veículo para casos de revenda.
O que se verifica na manutenção preventiva veicular?
As manutenções preventivas possuem um esquema próprio de revisões que varia de acordo com a quilometragem ou tempo. Mas os componentes que não ficam de fora das revisões são:
Pneus
Na manutenção verifica-se os desgastes de pneu, bem como a necessidade de realizar rodízio entre eles, a calibragem correta para o tipo de terreno em que se trafega mais, alinhamento, etc.
Suspensão
Deve se avaliar o conjunto de suspensão dando atenção para o desgaste natural que pode sofrer ao longo do tempo, a segurança e demais funções de manutenção do sistema.
Fluído de feio
Esse fluído é o responsável pelo sistema hidráulico de frenagem e faz com que funcione de forma correta, porém ele seca ao longo do tempo e os freios podem se tornar ineficientes sendo foco de atenção das revisões.
Óleo motor
Checagem do nível do óleo do motor é parte das revisões também e uma parte um tanto barata de forma preventiva, quando comparada aos danos que a troca não realizada pode causar. Um motor fundido pode chegar a custar um terço do valor do veículo.
Demais líquidos e fluídos
Junto a verificação do óleo motor e dos fluídos de freio, os demais líquidos também são checados, como o do arrefecimento do radiador, o nível de água, etc.
Filtros
Outro ponto importante de checagem são os filtros de ar, do combustível e do óleo que devem estar em boas condições, assim como ser trocados sempre que necessário.
Diferença entre manutenção preventiva veicular x manutenção corretiva veicular
A diferença está em que a Manutenção Preventiva previne e evita falhas que afetem o desempenho do veículo diminuindo a reincidência das manutenções corretivas.
A Manutenção Corretiva acontece após ocorrer falhas e os custos costumam ser mais altos, já que muitas vezes não são necessárias apenas substituições de componentes, mas sim de sistemas inteiros que foi danificados.
Não deixe a data da sua manutenção preventiva veicular passar, fique atento e garanta que a sua segurança esteja em primeiro lugar!