Película para carros: Saiba o que diz a lei

Confira nesse artigo o que diz a legislação brasileira em relação ao uso de película para carros!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria dos proprietários de veículos geralmente coloca películas no vidro dos seus carros. Contudo, boa parte faz isso sem conhecer direito o que diz a lei quanto ao uso deste recurso nos veículos. E, desse modo, acabam usando as películas de maneira irregular e recebendo multas por isso.

Mas então, qual seria a forma correta de usar película para carro? O que diz a lei sobre insulfilm carro?

Confira esse artigo na íntegra e entenda melhor qual é o insulfilm para carros permitido por Lei. E tire também todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Qual a utilidade da película de vidro?

Antes de falar sobre qual é a película de vidro carros lei, vamos entender porque os condutores gostam tanto de usar esse acessório.

No geral, a película para vidro de carro é usada para diversas finalidades como:

  • Para proteger dos raios UV.
  • Evitar aquecimento interno menor em situações de calor.
  • Segurança já que diminui a visão interna do veículo para assaltantes e mal intencionados.
  • Proteção para acidentes evitando o estilhaçar dos vidros.
  • Por estética.

Quais são os tipos de película insulfilm para carros preço?

Há dois tipos de película de vidro, as espelhadas e as fumês. As primeiras parecem um espelho para quem olha de fora. E podem se encontrar em tons azulados, avermelhados, esverdeados, prateados, etc. Contudo, este é um tipo de película não permitida por lei.

Enquanto isso, as fumês promovem maior conforto e a transparência varia entre 0 a 100%. Estas são as que normalmente se vê na maioria dos veículos por aí. Além disso há dois tipos de película de vidro fumê: as básicas e avançadas.

As películas fumês básicas são aquelas que apenas deixam os vidros mais escuros e modificam a estética do carro. Enquanto isso, as avançadas protegem contra os raios UV e deixam a temperatura mais amena.

No entanto, ao falarmos de valores as películas avançadas tem um preço que dobra de valor em comparação as películas básicas.

Quais película para carros são permitidas pela Lei?

A verdade é que entre as películas fumês, a maioria delas são permitidas. Já quanto as demais, a lei não permite.

A Legislação de Transito também foca no nível de transparência da película e não somente ao tipo utilizado.

Segundo o artigo 111 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não se pode utilizar cortinas, persiana ou similares em veículos em movimento. Assim como também não se permite qualquer película, inscrição, pintura ou então outros elementos que comprometam a segurança do veículo e condutor.

Dessa forma é possível concluir que só se permite o uso de película de vidro pela lei se ela não comprometer a visão do motorista prezando pela segurança.

Como saber qual película para carros usar conforme a legislação?

Para saber qual película de vidro utilizar é preciso levar em consideração a Resolução 254 de 26 de outubro de 2007. Esta resolução trata sobre a regulamentação das películas. E de acordo com seu artigo 3 a transmissão luminosa não pode ser menor que 75% para vidros sem cor.

Para os vidros coloridos ou então vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo não pode estar abaixo de 70%. Ou seja, a película de vidro tem que ter transparência mínima de 75% no para-brisa e de 70% nos vidros laterais. No restante dos vidros o valor é de 28% de transparência.

Dúvidas frequentes:

  1. Película de vidro G2 pode? Embora um sonho de consumo é proibida por lei e pode acarretar em multa.
  2. Película no Para-brisa pode? Sim, pode colocar película de vidro no para-brisa, porém a transparência mínima deve ser de 75%.
  3. Qual é a multa e penalidade para película escura? Conduzir veículo com película escura é uma infração grave e a medida administrativa é retenção do veículo para regularização com penalidade de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagamento do valor de R$ 195,23.

Agora que você já sabe o que pode ou não pode dentro da lei, invista na estética, proteção e segurança de forma legal!

Poupex Seguro auto

Poupex Seguro auto: Conheça e saiba como contratar

Picelli Leilões

Picelli Leilões: Veja todos os detalhes