Saiba como é produzido o etanol

Confira agora todos os detalhes sobre como é produzido o etanol no Brasil e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!

O etanol é um dos combustíveis mais em conta nos últimos anos. Mas além de econômico sua produção também é importantíssima ao Brasil. Você sabe como é feita a produção desse combustível?

Anúncios

O etanol brasileiro é produzido a partir da cana de açúcar e de vários processos e etapas. Confira a seguir mais detalhes sobre esse combustível e como acontecem as etapas e processos de produção do etanol no Brasil. Confira!

O que é?

O etanol faz parte do grupo dos álcoois e é o principal composto orgânico desse grupo. Esse componente tem ligação simples em cadeia carbônica unido por hidroxila (OH) e carbono saturado.

Embora comumente se chama o etanol de álcool, o nome correto de acordo com a química é álcool etílico. Além disso, ele é representado pela fórmula C2H5OH.

Um fato importante é que existem dois tipos e eles variam de acordo com a concentração de água na composição. Um deles é o anidro que tem teor de água de 0,5%. E o outro é o etanol hidratado com 5% de água.

O etanol hidratado normalmente é o álcool convencional vendido nos postos de gasolina e mais utilizado nos veículos automotores. Enquanto isso, o anidro necessita de um procedimento que retire o excesso de água e normalmente se usa junto com a gasolina.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Etanol é feito de que? Como é produzido?

A produção é feita por etapas e processos diferentes. No Brasil, ela é feita por meio da fermentação de açúcar e cereais, confira cada etapa:

  1. Moagem da cana-de-açúcar – É através da moagem da cana por meio de um processador que se obtém o caldo da cana, esse líquido tem um teor alto de sacarose, bem como sua fórmula química é C12H22O11.
  2. Produção do melaço – Quando o caldo da cana está pronto é preciso aquecer para que se obtenha o melaço em que passa a ter quase 40% em massa de sacarose.
  3. Fermentação do melaço – Com o melaço feito se acrescenta fermentos biológicos como o Saccharomyces que transforma a sacarose em etanol por meio de enzimas. No fim dessa ação o mosto fermentado tem até 12% de seu volume de álcool etílico.
  4. Destilação do mosto fermentado – Por fim é feita a destilação do mosto se origina a solução com 96% de etanol e 4% de água.

Qual a composição química do etanol combustível?

É do grupo dos álcoois e sua composição deriva de uma hidroxila (OH), sendo composta por:

  • 2 átomos de carbono
  • 6 átomos de hidrogênio
  • 1 de oxigênio.

Representa pelas letras e números C2H6O ou C2H5OH a fórmula molecular do etanol.

Por que o aditivado é importante para o Brasil?

A resposta é simples, pela economia. O etanol é um combustível econômico e por conta disso é muito importante para o Brasil.

Cerca de mais de 30% da produção mundial é de etanol, sendo o Brasil o segundo país maior produtor do álcool no globo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.

Outro ponto que faz esse combustível ser importante para o Brasil é sua baixa toxidade e obediência as rigorosas regras técnicas de padrões internacionais. Ou seja, é uma fonte limpa, correta e acessível de combustível.

A cana-de açúcar produzida no Brasil tem cerca de 6,5 mil litros etanol por hectare plantado, ou seja, é maior que a produção dos Estados Unidos que é feita com milho e do que a da Europa feita com beterraba, tendo vantagem em produtividade.

Além disso o combustível merece notoriedade já que apresenta outra vantagem em relação aos demais tipos de combustíveis disponíveis. Principalmente aos combustíveis fósseis, já que é um poluidor bem menor, ocasionando menos danos ao meio ambiente.

Então, agora já sabe o que é, como é feito e a importância do etanol para o Brasil. Aproveite os benefícios e diferenciais desse combustível e passe a usá-lo com mais frequência para economizar com seu veículo!

Localiza Movida

Localiza ou Movida? Qual a melhor locadora?

conversíveis

Conversíveis: Veja modelos disponíveis no Brasil