Confira agora todos os detalhes sobre como é produzido o etanol no Brasil e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!
O etanol é um dos combustíveis mais em conta nos últimos anos. Mas além de econômico sua produção também é importantíssima ao Brasil. Você sabe como é feita a produção desse combustível?
O etanol brasileiro é produzido a partir da cana de açúcar e de vários processos e etapas. Confira a seguir mais detalhes sobre esse combustível e como acontecem as etapas e processos de produção do etanol no Brasil. Confira!
O que é?
O etanol faz parte do grupo dos álcoois e é o principal composto orgânico desse grupo. Esse componente tem ligação simples em cadeia carbônica unido por hidroxila (OH) e carbono saturado.
Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴
ENTRE PARA O NOSSO GRUPO DO WHATSAPPEmbora comumente se chama o etanol de álcool, o nome correto de acordo com a química é álcool etílico. Além disso, ele é representado pela fórmula C2H5OH.
Um fato importante é que existem dois tipos e eles variam de acordo com a concentração de água na composição. Um deles é o anidro que tem teor de água de 0,5%. E o outro é o etanol hidratado com 5% de água.
O etanol hidratado normalmente é o álcool convencional vendido nos postos de gasolina e mais utilizado nos veículos automotores. Enquanto isso, o anidro necessita de um procedimento que retire o excesso de água e normalmente se usa junto com a gasolina.
Etanol é feito de que? Como é produzido?
A produção é feita por etapas e processos diferentes. No Brasil, ela é feita por meio da fermentação de açúcar e cereais, confira cada etapa:
- Moagem da cana-de-açúcar – É através da moagem da cana por meio de um processador que se obtém o caldo da cana, esse líquido tem um teor alto de sacarose, bem como sua fórmula química é C12H22O11.
- Produção do melaço – Quando o caldo da cana está pronto é preciso aquecer para que se obtenha o melaço em que passa a ter quase 40% em massa de sacarose.
- Fermentação do melaço – Com o melaço feito se acrescenta fermentos biológicos como o Saccharomyces que transforma a sacarose em etanol por meio de enzimas. No fim dessa ação o mosto fermentado tem até 12% de seu volume de álcool etílico.
- Destilação do mosto fermentado – Por fim é feita a destilação do mosto se origina a solução com 96% de etanol e 4% de água.
Qual a composição química do etanol combustível?
É do grupo dos álcoois e sua composição deriva de uma hidroxila (OH), sendo composta por:
- 2 átomos de carbono
- 6 átomos de hidrogênio
- 1 de oxigênio.
Representa pelas letras e números C2H6O ou C2H5OH a fórmula molecular do etanol.
Por que o aditivado é importante para o Brasil?
A resposta é simples, pela economia. O etanol é um combustível econômico e por conta disso é muito importante para o Brasil.
Cerca de mais de 30% da produção mundial é de etanol, sendo o Brasil o segundo país maior produtor do álcool no globo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.
Outro ponto que faz esse combustível ser importante para o Brasil é sua baixa toxidade e obediência as rigorosas regras técnicas de padrões internacionais. Ou seja, é uma fonte limpa, correta e acessível de combustível.
A cana-de açúcar produzida no Brasil tem cerca de 6,5 mil litros etanol por hectare plantado, ou seja, é maior que a produção dos Estados Unidos que é feita com milho e do que a da Europa feita com beterraba, tendo vantagem em produtividade.
Além disso o combustível merece notoriedade já que apresenta outra vantagem em relação aos demais tipos de combustíveis disponíveis. Principalmente aos combustíveis fósseis, já que é um poluidor bem menor, ocasionando menos danos ao meio ambiente.
Então, agora já sabe o que é, como é feito e a importância do etanol para o Brasil. Aproveite os benefícios e diferenciais desse combustível e passe a usá-lo com mais frequência para economizar com seu veículo!