Veja nesse artigo como fazer para manter o estepe do seu carro em bom estado de conservação!
Há quem não dê muita importância para o estepe do pneu. Contudo existe uma legislação específica que obriga o uso desse pneu extra no carro. O artigo n°230 do CTB estipula infração grave para quem conduz veículo sem estepe.
Anúncios
Essa é uma medida necessária, principalmente porque o estepe de carros garante o fluxo nas vias. Ou seja, ainda que o pneu do seu carro fure, com o uso do estepe, logo você consegue realizar a troca e voltar a rodar.
Apesar de sua importância, é comum que os motoristas não cuidem desse equipamento de segurança. Muitos inclusive acabam esquecendo de revisar.
Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas para que você possa estar com o estepe do seu carro, sempre em dia. Boa leitura!
Como conservar estepe?
Se você deseja manter o estepe do seu carro em boas condições de uso, mas não sabe por onde começar, veja a seguir algumas dicas para te auxiliar na conservação. Veja:
Realize a calibragem com frequência
A calibragem dos pneus de um carro deve ser feita a cada 15 dias. Então, quando você realizar a calibragem dos pneus que estão rodando no carro, aproveite e já calibre o estepe.
Assim, você tem a garantia de quando precisar ele estar adequado.
Observe a conservação desse pneu reserva
Sempre é importante verificar a presença de bolhas, e se o pneu não está careca. Qualquer alteração na estrutura desse pneu, deve ser feita a troca imediatamente.
Essa revisão deve ser feita sempre, mas especialmente quando você for realizar uma viagem.
Fique atento ao tamanho do estepe
É comum que alguns modelos de carros venham com um estepe mais fino que as outras rodas. Nesses casos, é necessário maior atenção ao rodar, pois a velocidade deve ser mais baixa, para evitar riscos.
Aqui vale lembrar, que o reserva não é um pneu para que você fique rodando, é utilizado apenas em caso de emergência e a troca deve ser feita logo que possível.
Tenha atenção no prazo de validade
Quem realiza as manutenções adequadas dos pneus, muitas vezes nem usa e acaba esquecendo que esse pneu também tem uma validade. No geral, ele costuma ter um prazo de validade de 5 anos.
Mantenha o estepe protegido
A maioria dos carros mantém o estepe armazenado em local protegido, dentro do porta-malas. Porém, há alguns modelos em que fica exposto no lado de faro do veículo.
Nesses casos, é importante que o proprietário faça uso de uma capa de proteção. Assim, é possível evitar o desgaste do pneu por motivo de condições climáticas.
Não use pneu antigo como estepe
Muitos motoristas têm a prática de reservar um pneu em melhor estado, quando realizam a troca dos pneus que estão rodando. Esse pneu reservado é destinado para função de estepe.
Essa não é uma prática adequada, pois os pneus que estavam rodando possuem uma sobrecarga grande. E podem aumentar a chance de furar quando você usar.
Pense na situação desagradável que será ao ter o pneu do carro furado, trocar pelo reserva e logo esse furar também. Por isso, o ideal é sempre ter um pneu reserva novo.
Realize a troca do estepe junto com a troca das rodas
Geralmente, após adquirir um veículo, costumamos fazer ajustes para que fique mais com a nossa cara. Uma atitude comum é trocar as rodas de ferro por rodas de liga leve. O ideal é realizar a troca do reserva também, para que mantenha o mesmo padrão.
Isso porque altera o posicionamento dos parafusos, e quando o estepe é de modelo diferente, pode não permanecer bem fixado e gerar riscos.
Agora que você conheceu a importância e as formas de cuidar do estepe do seu carro. Crie uma rotina de cuidados para garantir maior desempenho do veículo e melhor segurança.