Quais são os Documentos Necessários para financiamento de veículos?

Veja quais são documentos necessários para financiamento de veículos e adquira já o seu novo ou usado!

Seja para comprar um carro zero km ou então um usado, o financiamento acaba se tornando uma ótima opção. Principalmente para quem não dispõe do valor para comprar o veículo à vista. Mas, quais serão os documentos necessários para financiamento de veículos?

Anúncios

É exatamente sobre isso que falaremos nesse artigo. Continue sua leitura e saiba agora mais sobre financiamento de veículos documentos necessários, além de outras informações sobre essa modalidade.

Tipos de financiamento

Antes mesmos de falarmos sobre os documentos necessários para financiamento de veículos, é importante conhecer sobre os tipos de financiamento. Entre os mais aplicados no mercado, estão:

CDC

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é um tipo de financiamento que fornece o valor total do veículo.

Além disso, nesse modelo de financiamento o carro já fica no nome do comprador, o que inviabiliza a perda do veículo caso algum imprevisto aconteça. Por outro lado, as taxas de juros aplicados no CDC são bastante elevadas.

Por isso, antes mesmo de optar por este financiamento, é interessante que avalie quanto ficará o valor das parcelas. Até mesmo para não se endividar no futuro.

Leasing

Este é outro tipo de financiamento bastante popular. Diferentemente do CDC, no Leasing não se transfere o veículo para o nome do comprador no ato da compra. Nesse caso, o carro passa a ser efetivamente do comprador após a quitação de todas as parcelas.

Além disso, caso o comprador não pague todas as parcelas, o banco pode recuperar o veículo sem restituir valores. Ou seja, este é um modelo que oferece baixo risco ao Banco. Em consequência disso, as taxas de juros no Leasing são menores se comparado ao CDC.

Documentos necessários para financiamento de veículos

Basicamente, os documentos que você enquanto comprador precisa reunir para financiar um veículo, são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • DUT ou então nota fiscal do veículo
  • Registro de comprovação de renda.

Vale lembrar todos os documentos acima devem constar tanto a versão original quanto a cópia. Além disso, o RG e CPF devem estar em situação regular junto a Receita Federal para que o financiamento seja aprovado. Se optar pela compra do carro usado, além dos documentos acima, você também deverá apresentar:

  • Comprovante de pagamento do IPVA (os 3 últimos);
  • CRLV;
  • Comprovante de pagamento referente ao seguro obrigatório.

Após apresentação dos documentos, outros procedimentos serão necessários para a efetivação da compra. O preenchimento do formulário de transferência do veículo, por exemplo é um deles. Para maiores dúvidas, você pode consultar a concessionária onde pretende efetuar a compra e pedir mais informações.

Valores e prazos de financiamento

Além dos documentos necessários para financiamento de veículos, outras dúvidas comuns envolvem valores e prazos de financiamento.

Em relação ao valor, no geral, as parcelas de um financiamento não devem ultrapassar 30% da renda mensal do comprador. Ou seja, se sua renda mensal é de R$3000,00, então o valor máximo que sua parcela pode chegar é R$900,00.

No que se refere aos prazos, atualmente o prazo máximo para financiar um carro é de até 60 meses, a depender do banco.

Como saber se o financiamento será aprovado?

Basicamente, existem alguns critérios que as instituições financeiras usam para aprovar ou não um financiamento. A situação do CPF do comprador, bem como seu Score de Crédito são alguns deles.

Mas, podem haver outros critérios de avaliação para concessão de financiamento a depender de cada instituição.

Se você quer ampliar suas chances de conseguir um financiamento para comprar seu carro, existem algumas dicas que pode aplicar:

  • Procure manter seu CPF regularizado junto a Receita
  • Pague suas contas em dias
  • Economize um bom dinheiro para dar de entrada

Adotando as dicas acima, bem como apresentando todos os necessários para financiamento de veículos, sem dúvida seu pedido será aprovado com mais facilidade!

aplicativo crlv digital

Aplicativo CRLV Digital: Veja Como Usar

financiamento de veículos usados Bradesco

Financiamento de Veículos Usados Bradesco: Veja Como Funciona