Descubra agora como emitir a segunda via CNH com segurança!
Perdeu sua carteira de habilitação ou então teve o documento roubado e não sabe como emitir a segunda via CNH? Assim como você, milhares de pessoas que precisa tirar a segunda via Detran da CNH ficam com dúvidas na hora de fazer essa emissão.
Anúncios
Sabendo disso, preparamos um artigo completo com tudo o que precisa saber sobre o assunto. Por isso, acompanhe essa leitura até o final e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre emissão de segunda deste documento!
Para solicitar a segunda via da CNH o que precisa?
Para solicitar segunda via CNH é necessário comparecer a um CFC (Centro de Formação de Condutores) da cidade onde mora. Lembre-se de estar com os documentos necessários em mãos para obter a guia da taxa de expedição.
Para casos de mudança de nome, o condutor deverá primeiro providenciar o novo documento de identidade com os dados atualizados. Depois que providenciar isto, poderá solicitar em um CFC a segunda via deste documento.
Para condutores de outros estados não há requerimento de segunda via sem o Detran proceder a transferência eletrônica do prontuário.
Segunda via CNH documentos necessários
Os documentos necessários para solicitar a segunda deste documento para os casos de perda e extravios são:
- Documento de identificação do condutor (RG ou CPF)
- Cópia do CPF ou um comprovante de inscrição no CPF que pode ser emitido no site da Receita Federal
- Comprovante de residência, pode ser conta de água, luz, gás, telefone, internet, TV, condomínio ou então aluguel
- Cópia ou declaração de residência assinada no próprio CFC.
Para os casos de furto ou roubo é necessário também o registro de B.O. (Boletim de Ocorrência) para que seja isenta a taxa.
Segunda via CNH valor
A segunda via CNH valor 2021 é de R$ 60,03. Esta corresponde a taxa de expedição do documento para casos de perda e extravio.
E para os casos de CNH roubada paga-se segunda via?
Não, CNH que foi roubada ou furtada tem isenção da taxa mediante apresentação do registro do B.O.
Onde pago o boleto da taxa de expedição da segunda via CNH?
Você poderá pagar a GAD-E nos bancos conveniados como Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Sicredi ou nas lotéricas da Caixa. O pagamento é feito através dos próprios canais de atendimento desses bancos como aplicativos, internet banking, caixa eletrônico ou até whatsapp (no caso do Banco do Brasil).
Passo a passo para solicitação da segunda via CNH
Para saber como solicitar segunda via é simples. Para isso, basta seguir os passos abaixo. Veja:
- Vá até um Centro de Formação de Condutores (CFC) do seu município.
- Apresente os documentos listados acima.
- Solicite a GAD-E para pagar a taxa de expedição do novo documento.
- Vá até um banco ou efetue o pagamento pelos métodos mais fáceis.
- Agora é só aguardar a chegada do documento no CFC para que possa ir lá retirar.
Vale ressaltar que a segunda via deste documento não é uma renovação de documento. Ou seja, para segunda via CNH vencida se solicita a renovação, não a segunda via.
Além disso, você também pode solicitar segunda via CNH Poupatempo. Esta é uma plataforma que oferece mais de 400 serviços, entre eles a emissão de segunda via do CNH.
Solicitei entrega pelos correios como posso acompanhar a entrega da CNH?
Em alguns estados, bem como CFCs pode ser feita a solicitação de entrega pelos correios mediante pagamento da taxa de entrega. Então, se você solicitou entrega pelos correios saiba que pode acompanhar a entrega através do recurso online “acompanhamento de serviços de CNH”.
Quanto tempo demora para a nova via ficar pronta?
No geral o prazo é de 10 dias úteis para que seja entregue o documento na residência. Ou então para que fique disponível para retirada no CFC.
Agora que você já sabe como solicitar ficou bem mais fácil. No entanto lembre-se que poderá haver casos em que será feita a segunda via CNH com foto atualizada. Principalmente se seu documento já tiver sido registrado há mais de 2 anos.