Pular para o conteúdo

CNH para Uber é Diferente? Saiba Todos os Detalhes!

Saiba agora todos os detalhes sobre a CNH para Uber e entenda as diferenças!

Você já ouviu falar em CNH para Uber? Este é um assunto que vem repercutindo bastante, especialmente entre os profissionais que atuam ou então pretendem trabalhar como motorista de aplicativo.

Isso porque, existe a dúvida se a CNH para motorista Uber possui alguma diferença em relação ao documento convencional.

De modo geral, a CNH para motoristas desse app deve conter a observação EAR – Exerce Atividade Remunerada no verso do documento. Além disso, para que possa ser incluída na carteira de motorista é necessário que o motorista cumpra algumas obrigatoriedades.

Veja a seguir quais são estas obrigatoriedades e requisitos da CNH para Uber e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que precisa na CNH para ser Uber?

Se você pretende trabalhar como Uber saiba que para conseguir o EAR é preciso ter no mínimo um ano de carteira. Além disso, também não é necessário fazer a realização dos exames clínicos e oftalmológicos, apenas o exame psicológico.

Já para renovação da CNH com o EAR são necessários todos os exames, que devem ser feitos a cada 5 anos.

Uber aceita CNH provisória?

Uma dúvida muito comum de que está pensando em trabalhar como motorista de app é se CNH provisória pode fazer Uber.

Nesse caso, a resposta é não, Uber com CNH provisória não é aceito. Somente pode atuar como motorista de aplicativo Uber quem possuir a CNH definitiva!

Como tirar CNH para Uber?

Para começar vamos explicar como enviar CNH para Uber. Primeiramente, é preciso ir até uma clínica médica que seja credenciada ao DETRAN. Em seguida, deve-se solicitar o processo para realizar o exame e pagar o boleto com as taxas.

Após fazer isso e ser aprovado nos exames é só aguardar a nova habilitação.

Cadastro Uber CNH Digital

Para conseguir fazer o cadastro da CNH profissional para Uber é necessário ter no mínimo um ano de CNH. Ou seja, Uber CNH provisória não é aceita, somente definitiva.

Além disso, também é preciso ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Este registro deve estar válido no ano em que solicitou o cadastro, bem como sem atrasos.

Os demais documentos para o cadastro na Uber são solicitados conforme cada munícipio exige, se houver.

O cadastro é simples, abaixo fica um tutorial para CNH Uber:

  • Entre no site do Uber, preencha o cadastro seguindo as exigências citadas acima e as demais exigências solicitadas aos novos motoristas para a categoria escolhida.
  • No cadastro complete com seus dados pessoais: nome, endereço, número de telefone, e-mail.
  • Crie uma senha.
  • E vá prosseguindo conforme preenchimento de dados solicitados pela Uber.

OBS: todo o cadastro é feito de forma online. Ou seja, só é possível alterar CNH pelo aplicativo ou então pelo site oficial. E a resposta de aceitação ou recusa pode se estender até 7 dias úteis.

Uber aceita CNH digital 2021?

Sim, a CNH digital Uber é aceita. Basta fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, preencher com seus dados e pronto, sua CNH estará em seu celular disponível para ser acessada sempre que for necessário.

Documento vencido bloqueia?

Afinal, CNH vencida Uber bloqueia sua conta? Em síntese, esta condição não irá bloquear sua conta no app.

Isso porque, segundo a legislação, os motoristas podem dirigir com a CNH vencida por 30 dias. Isso até que consiga fazer a atualização da mesma.

Consequências de trabalhar sem o EAR

O CTB – Código de Trânsito Brasileiro diz que o condutor que trabalhe com remuneração deve possuir o EAR. E não atender a esse requisito pode levar a penalidades previstas em Lei.

No geral, a infração se caracteriza como leve com adição de 3 pontos na carteira e multa de R$ 88,38. Embora pareçam quase insignificante pontuação e multa acumular pode gerar suspensão da CNH.

Para conseguir o EAR é muito simples. Basta cumprir com essa obrigatoriedade e evitar infrações que prejudiquem sua CNH e sua profissão. Portanto o recomendado e correto é trabalhar dentro das normas exigidas.