Caução em aluguel de carros: O que é e como funciona

Confira agora o que é e como funciona o caução em aluguel de carros!

Se você já quis alugar um carro, provavelmente ouviu valar sobre a caução aluguel de carros. Trata-se de uma garantia financeira que é paga para a locadora e devolvida ao fim do contrato. Mas do que realmente se trata esse caução e como ela funciona na prática?

De modo geral, o caução para aluguel de carros funciona como uma pré-autorização para concessão do serviço. E normalmente exige que seja feito com cartão de crédito, por isso é muito importante tê-lo para conseguir alugar.

Saiba tudo sobre o que é caução aluguel de carros e como funciona essa pré-autorização:

O que é caução aluguel de carros?

A caução aluguel de carros é uma forma de garantia que pré-autoriza o aluguel de qualquer veículo. Essa medida que as locadoras aplicam serve para ressarcir despesas que não foram previstas como danos ou conserto no carro alugado.

Resumidamente, o caução serve como um depósito de segurança, uma garantia de indenização que serve para cobrir possíveis danos ou falta de cumprimento de obrigações estipuladas de forma prévia.

No entanto, esse caução é ressarcido após a finalização do contrato e se  o veículo estiver de acordo.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Como funciona o caução aluguel de carros?

Quando se aluga um carro, antes de retirar é preciso pagar essa caução, esse valor normalmente é pago por cartão de crédito no próprio nome do locatário/motorista. Por isso é muito importante que haja limite para a operação.

O valor de caução é bloqueado no cartão de crédito e compromete o limite, sendo desbloqueado e ressarcido ao final do contrato quando se devolve o carro em boas condições e sem nenhuma irregularidade.

Caso haja alguma irregularidade ou pendência é descontado o valor da caução e o restante devolvido ao dono do cartão, porém, o prazo desse estorno pode variar de cartão para cartão.

Qual é o valor caução aluguel de carros?

Uma das dúvidas mais comuns é sobre o valor do caução aluguel de carros. Afinal, é preciso se planejar financeiramente para locar um veículo.

Porém, não há uma previsão padrão de valores, já que o valor varia de acordo com alguns fatores, como por exemplo:

  • O modelo de veículo.
  • O período de locação.
  • As obrigações que cada locadora determina.

Por isso, ao se planejar para alugar um veículo é importante buscar essa informação com a empresa locadora. Especifique o modelo de veículo e período escolhido para ter uma previsão financeira melhor.

No caução aluguel de carros normalmente o cálculo é equivalente a um mês de aluguel do veículo escolhido. Então se usa como base o cálculo de diárias para prever o valor retido no cartão de crédito.

É possível alugar um carro sem ter cartão de crédito?

A maioria das locadoras utiliza o cartão de crédito no nome do motorista como precaução. Portanto, é necessário que os clientes possuam um cartão de crédito que pertença ao titular da reserva.

Caso o cartão esteja no nome de outra pessoa, com titularidade diferente, será preciso incluir a taxa de responsável financeiro para essa outra pessoa também tenha os mesmos benefícios de proteção assegurados pela locadora.

Porém, mesmo que o comum seja que a maioria das locadoras exijam o cartão de crédito como forma de caução aluguel de carros, é possível encontrar locadoras que trabalhem de outra maneira. Por isso, pesquise bem antes para encontrar alguma que atenda às suas reais necessidades.

Como pode ver, serve para abater possíveis danos, irregularidades ou pendências envolvendo a locação. Mas, caso não haja nada disso, o valor é estornado ao motorista na entrega do veículo.

Portanto, se está pensando em alugar um veículo, faça um planejamento financeiro já incluindo esse valor, tendo em vista que a maioria das locadoras solicitam um caução para aluguel de veículos!

Chevrolet Bolt

Chevrolet Bolt: Confira a ficha completa

Kia Niro Hybrido

Niro: Confira o híbrido da Kia