10 Dicas de Segurança no Trânsito Durante o Carnaval

Esta época exige atenção e cuidado redobrado de cada condutor de veículos

O Carnaval está chegando e, com ele, muitas estradas cheias e cidades lotadas de carros e pedestres. E não é só isso. No Carnaval, a alegria está a flor da pele e as pessoas acabam pegando o volante sem estar em condições para isso. Por isso, atenção redobrada nesta época do ano.

Anúncios

Quem vai pegar estrada deve redobrar a atenção. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, o feriado de Carnaval de 2013 registrou o maior número de acidentes dos últimos cinco anos. Ao todo, foram cerca de 3 mil.

Trânsito Seguro no Carnaval

E tem mais. Dados atuais do Ministério da Saúde, informam que o número de vítimas fatais no trânsito cresceu 24% entre 2002 e 2010. Na lista de países com mais ocorrências de trânsito, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aparece em quinto lugar, atrás apenas de Índia, China, EUA e Rússia.

Veja também:

Muito além das péssimas condições das estradas brasileiras, muito destes acidentes acontecem pela falta de manutenção dos veículos e pela imprudência dos motoristas. Por isso, o Ministério das Cidades criou uma cartilha para orientar os motoristas sobre dicas de segurança no trânsito para o Carnaval.

As 10 Dicas para Quem Pensa em Dirigir no Carnaval

Evite Utilizar o Carro para Chegar ao Local das Festas

Evitando assim congestionamentos e danos ao seu veículo. Isso porque, como as cidades ficam lotadas, a chance de seu carro sofrer arranhões é muito grande. O ideal é aproveitar o tempo e ir para a folia a pé, deixando o carro na garangem!

Se Beber não Dirija!

Além de ser proibido por lei, dirigir sob efeito de álcool coloca em risco a sua vida e dos pedestres. Se você bebeu, não assuma a direção. Pegue uma carona com um amigo que não tenha bebido ou chame um táxi.

Outra alternativa é nomear, entre os membros de sua turma ou família, o “motorista da rodada”, e o escolhido não poderá beber para conduzir todos em segurança. Além disso, você não vai querer ser multado pela Lei Seca, que deve se intensificar no Carnaval. Agora, muito mais que o bafômetro, imagens, exames e testemunhos, também valem como prova de que você dirigiu alcoolizado.

Se for Viajar, Certifique-se que o Seu Veículo está em Boas Condições

Isso significa fazer uma revisão geral no carro. Confira os ítens de segurança, a conservação dos cintos e tudo aquilo essencial para sua segurança. Calibre os pneus do veículo, inclusive o estepe. É importante que os pneus estejam em boas condições; Verifique, também, o funcionamento dos faróis e das lanternas de sinalização, como as luzes de freio e ré;

Respeite Sempre a Velocidade

Vale lembrar que muitos acidentes só acontecem devido a imprudência dos motoristas. Na estrada, a velocidade da via deve ser respeitada, da mesma forma que nas cidades. Lembrando que, como as cidades estarão repletas de foliões, vale reduzir ainda mais a velocidade, para que você evite acidentes com pedestres.

Não Dirija se Sentir Cansaço ou Sono

A folia vai ser boa e todo mundo irá ficar bem cansado depois de tanta festa e animação. Antes de pegar estrada e voltar para casa, descanse! Motorista cansado acaba comentendo infrações e colocando a vida de várias pessoas em risco.

Motorista Estejam Atentos aos Pedestres

Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas durante o Carnaval, o risco de atropelamento aumenta. Por isso, ande devagar e com muita atenção!

Aos Pais, Muita Atenção com as Crianças

Elas devem ser acompanhadas dos responsáveis e devem ser conduzidas pelo punho, principalmente próximo às ruas e avenidas.

Os Pedestres Também Devem ter Muita Atenção ao Trânsito Local

Procurem atravessar a rua sempre utilizando as faixas de pedestre. São sempre mais seguras!

Vai para a Folia de Carnaval de Motocicleta?

Não esqueça dos equipamentos de segurança. Além de proteger a vida, os equipamentos, principalmente o capacete, são ítens obrigatórios. Também providencie a cristalização da viseira do capacete, uma técnica que contribui para repelir água e óleo. Isso aumenta a segurança, pois, a partir de 30 km/h a água não adere à viseira.

Não Dirija Falando ao Celular

Mesmo que esteja em baixa velocidade. Além de proibido pela legislação, falar ao celular enquanto dirige coloca em risco a sua vida e a dos outros passageiros e pedestres.

Para Tornar o Trânsito do Carnaval Mais Seguro

Com o objetivo de tornar o trânsito nas grandes cidades, os Órgão de Trânsito de cada cidade já começaram a se mobilizar. Em Salvador, por exemplo, a Transalvador vai manter dois postos de informação para orientação sobre mudanças e procedimentos como a retirada do Trânsito Livre nos circuitos no Shopping Barra e na sede da Transalvador. A empresa também criou um site http://www.transportenocarnaval.salvador.ba.gov.br/ para informar turistas e moradores sobre as alterações de tráfego.

Em Belo Horizonte, a BHTrans também anunciou mudança nos principais corredores da cidade para o Carnaval. As alterações visam assegurar a segurança dos foliões antes e depois da festa que já começa na capital na próxima sexta-feira. Há fechamentos de vias, desvios do tráfego de veículos particulares e do transporte coletivo, proibição de estacionamento de carros em diversas ruas e avenidas e regulamentação de estacionamento em paralelo e em 45°. Para orientar motoristas e pedestres, Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans e PMMG) e da Guarda Municipal operam em vários pontos da cidade. Mais informações no site da BHTrans.

No Rio de Janeiro e em São Paulo mudanças no trânsito também são previstas, mas as informações ainda não foram divulgadas.

10 Carros Mais Econômicos de 2014

10 Carros Mais Econômicos de 2014 Segundo o Inmetro

Simuladores Adiados

Simuladores Obrigatórios só em Junho de 2014