Confira nesse artigo o passo a passo simplificado e aprenda como fazer transferência veículos!
Se você comprou ou vendeu seu carro sabe que a próxima etapa desse processo consiste na transferência veículo. Contudo, apesar de ser uma ação necessária nos processos de compra e venda, muitos não sabem como fazer essa transferência.
Via de regra, a transferência de veículos é uma exigência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Mas a burocracia não é tão complicada quanto parece.
E para facilitar ainda mais, nesse artigo preparamos um passo a passo completo e simplificado para você aprender como transferir veículo. Seja em um processo de compra ou então de venda. Confira!
Como fazer transferência veículos?
Diferentemente do que muitos pensam, realizar a transferência de veículo não é um processo difícil. Ele pode ser feito de maneira rápida, assim como sem tantas burocracias. Mas é preciso ter atenção a alguns detalhes. Por isso preparamos um passo a passo com tudo o que é necessário para conseguir transferir seu carro.
Confira o passo a passo para transferência de veículo:
Passo 1 – Checagem de cobranças em aberto para transferência veículos
Antes de tudo é preciso conferir alguns detalhes sobre o veículo, procure ver se há cobranças em aberto. Você pode fazer isso direto do seu computador no site do Detran.
Para isso acesse o site oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. E, em seguida, digite a placa do veículo e o RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores para verificar se está tudo em dia.
Lembrando que a transferência de veículo só será feita se não houver nenhum débito constando.
Passo 2 – Hora de preencher o recibo de compra e venda
Uma vez que não haja cobranças em aberto é hora de preencher o recibo de compra e venda do veículo. É este documento quem oficializa a transação. No ATPV indique nome completo do comprador, RG, CPF, data da negociação, endereço e local.
O documento consta no Renavam e lá há um espaço para Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV). Neste espaço está indicado o estado e país onde o carro foi registrado, assim como o nome do proprietário original.
Após preencher o proprietário assina o documento e o comprador tem até 30 dias para realizar a transferência de veículo. Dentro desse prazo, o vendedor também precisa sinalizar o repasse do veículo para o Detran.
Passo 3 – Autenticação e assinatura
Com recibo preenchido e o formulário do Detran que sinaliza a transação feito é hora de assinar o documento. E, na sequência, reconhecer firma em cartório.
Ou seja, ambos os envolvidos irão ao cartório e assinaram o verso do CRV oficializando a venda do veículo.
Passo 4 – Pagamento da taxa de transferência
Com tudo preenchido e oficializado é hora de pagar a taxa de transferência que está prevista, bem como descrita no CTB – Código de Trânsito Brasileiro.
A tarifa deve ser paga conforme a guia gerada até a data de vencimento. Para emitir basta acessar o site do Detran do seu estado e gerar o boleto ou ir até o Detran mais próximo.
Passo 5 – Vistoria para transferência veículos
A vistoria é realizada pelo Detran e você deve levar o veículo para que possam analisar as condições do carro e características originais de fábrica, bem como presença de itens obrigatórios e condições adequadas. Além da documentação em dia atendendo às normas de trânsito.
Passo 6 – Documentação e transferência
Com tudo feito, separe os documentos e leve ao Detran do seu estado junto com a guia paga, faça o requerimento de transferência, bem como solicite a emissão do novo CRV e CRLV do seu veículo.
Os documentos necessários para conclusão da transferência veicular são os seguintes:
- Documento de identificação recente com foto
- CRV
- CRLV
- Comprovante de vistoria
- Comprovante de pagamento das taxas de transferência
- Registro de quitação de multas e IPVA
- Comprovante de endereço dos últimos 3 meses
- Formulário RENAVAM preenchido.
Seguindo todos os passos acima, você consegue fazer a transferência veículos de modo rápido e seguro!