Stock car: Saiba como surgiu a principal competição do automobilismo nacional

Confira nesse artigo como e quando surgiu a Stock car, uma das principais competições de automobilismo no Brasil!

A stock car é um campeonato de carros muito popular no Brasil, que ocorre durante o ano. Em 2021, ela aconteceu no dia 25 do mês de abril na cidade de Goiânia. Desde então, o evento passou por umas reformulações e agora vem cheia de novidades.

A corrida em si é inspirada na Nascar que acontece nos Estados Unidos e por lá é muito popular. É muito apreciada por amantes de carros.

Continue lendo e confira agora mais detalhes sobre a história da stock car e aspectos importantes da corrida. Boa leitura!

Por que stock car

Uma das dúvidas mais comuns envolvendo uma das competições automobilísticas mais conhecidas no Brasil é sobre de onde vem o nome “Stock car”.

Se esta também é sua dúvida, saiba que o nome remete à ideia de “estoque”, ou seja, algo próximo a “carro original”. Na stock car se preza por uso de veículos tradicionais. Porém, eles passam por algumas modificações para que seja possível competir.

Dessa forma, acaba sendo uma modalidade que se encaixa mais na categoria de corrida de carros para turismo. A stock car se inspira nos gringos, na corrida Nascar, que acontece nos Estados Unidos, bem como onde carros comuns saem às ruas para essa corrida.

Além disso, essa modalidade é comum no México, Canadá, Austrália e Inglaterra. Aqui no Brasil, a história começou em 22 de abril de 1979, em Viamão, no Autódromo de Tarumã, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul.

A cada ano que passava a stock car investia nas pistas para que elas fossem evoluindo. Com isso, a competição acabou se consolidando e marcando território tanto nacional como internacional.

Carro da Stock Car

Com o tempo, os carros foram evoluindo em relação a tecnologia, assim como a indústria automobilística está crescendo cada vez mais. Para esse tipo de corrida eles necessitam de uma semelhança, como o mesmo tipo de motor, pneu, assim como chassi.

As diferenças só podem estar no visual, como pintura e lataria. Tudo isso para que aconteça equilíbrio entre as disputas e se sobressaia o que realmente importa, que é o talento de cada um dos competidores.

Os carros dessa modalidade possuem 15 mil peças e todas elas precisam ser certificada, assim como respeitada o rigor dos padrões de qualidade para maior segurança de quem está correndo.

Vejamos abaixo as principais características que os carros precisam ter para pode disputar na stock car:

  • A vida útil do motor deve ser de mais ou menos 5 mil km;
  • Os motores devem ser V8 e importados dos Estados Unidos;
  • A temperatura interna do carro não pode passar de 50ºC durante a corrida;
  • O carro não pode ser ligado manualmente, deve contar com partida elétrica;
  • As pastilhas de freio não podem ser dotadas de amianto, bem como devem ser específicas para essa modalidade;
  • O tanque de combustível deve ser kevlar e fibra de carbono;
  • O câmbio precisa ser de 6 marchas para frente e mais a marcha ré;
  • Todas as luzes e o pisca alerta necessitam estar em pleno funcionamento;
  • É imprescindível a presença de cronômetro de tempo.

Campeões

Em relação aos campeões é indispensável que se fale sobre o primeiro campeão que foi Affonso Giaffone Júnior. Entretanto, outra pessoa que merece destaque é o Paulo Gomes, que foi o piloto que conquistou o título ao término da temporada.

Mas, a stock car conta com muitos competidores ilustres, que inclusive já disputaram a Fórmula 1. São eles:

  • Felipe Massa;
  • Ingo Hoffmann;
  • Jacques Villeneuve;
  • Rubens Barrichello;
  • Timo Glock;

Agora para a corrida de 2022, já está confirmado Rafael Suzuki, bem como Rubens Barrichello, que são patrocinados pela Ciser. Lembrando que a corrida se dividi em 12 etapas que acontecem durante o ano em diferentes lugares do Brasil.

Após conhecer os detalhes sobre a stock car acompanhe como cada piloto está se saindo.

Kovi Aluguel

Kovi Aluguel de carros é confiável?

Hb20 x Onix

Onix X Hb20: Qual é o melhor?