Quando trocar bateria do carro?

Confira a seguir quando trocar a bateria do carro e como efetuar essa troca com segurança!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A quantidade de equipamentos eletrônicos presentes no veículo faz da bateria um componente muito importante. Mas, com o tempo de uso é natural que essa peça acabe se desgastando. Apesar disso, não são todos os condutores que sabem quando trocar bateria do carro.

Acontece que saber o tempo de vida útil da bateria é essencial para se evitar problemas futuros. Além disso, também é importante adotar medidas no dia a dia da bateria para prolongar a vida útil da bateria.

Se você faz parte do grupo de condutores que não faz ideia de quando é o momento certo para trocar a bateria, continue sua leitura. E fique por dentro de tudo sobre o assunto.

Quanto dura a vida útil de uma bateria?

Hoje em dia as baterias são muito mais utilizadas devido a quantidade de equipamentos eletrônicos que compõem o veículo.

De radares, a sensores, telas multimídias, são vários elementos que usam a bateria do carro para funcionar. Por isso, a duração da bateria pode variar de acordo com cada veículo e que o contém dentro dele.

Mas, normalmente, a variação de vida útil de uma bateria é de em média 2 a 4 anos. No geral, se indica essas especificações no Manual do Proprietário das baterias originais.

Cuidados com a bateria

Antes de saber quando trocar bateria do carro é possível aumentar a sua vida útil. E para isso existem algumas dicas e cuidados que evitam o consumo desnecessário e prolongam sua utilidade.

Uma dessas dicas é não deixar os veículos parados por tempo demais. Sobretudo porque tendem a esgotar a bateria mais facilmente. O recomendado é que pelo menos de 15 em 15 dias se dê a partida. E, em seguida, deixe o carro ligado por mais de 5 minutos para que haja uma carga e movimento no conjunto mecânico.

Outro cuidado que também se deve ter é quanto a originalidade dos equipamentos que utilizam da energia da bateria.

Por exemplo, alarmes não originais de fábrica e demais itens eletrônicos podem até parecer inofensivos a princípio. Mas costumam trazer prejuízos a médio e longo prazo para a bateria. Por isso, não se recomenda seu uso no carro.

Outra dica importante para cuidar melhor da bateria é manter a atenção ao painel e ficar de olho na luz de aquecimento do motor. Evite dar a partida no veículo ainda frio, mantendo também o reservatório bem abastecido.

Optar também pela gasolina Premium, principalmente quando não se utiliza o veículo com frequência. Isso porque a validade desse combustível é de 12 meses, enquanto a convencional é de apenas 3 meses.

Essa troca diminui o desgaste da bateria ao ligar, aquecendo o motor mais rapidamente. E, assim, causando menos danos à bateria, principalmente nos dias frios.

Mas afinal, quando trocar bateria do carro?

De acordo com técnicos o mais indicado é seguir as recomendações do manual. No entanto, as baterias têm normalmente um máximo de utilidade de dois ou três anos. Sejam elas originais do carro ou não, e começam a apresentar falhas após esse prazo.

Dessa forma, o indicado é unir essas recomendações e ficar atento ao funcionamento da bateria, a presença de falhas. Ou então a dificuldades de dar partida no motor pode indicar o momento de troca imediata.

Como trocar a bateria?

Substituir a bateria é rápido e muito fácil, no entanto, é importante tomar alguns cuidados durante a troca. Veja o passo a passo abaixo e saiba como efetuar a troca da bateria com segurança:

  1. Primeiramente solte o sistema de fixação da bateria e carroceria.
  2. Em seguida, verifique a polaridade da bateria, o + positivo e o – negativo para encaixar corretamente os cabos.
  3. Para tirar a bateria desconecte o polo Negativo (-), somente depois o polo Positivo (+).
  4. Depois que fizer isto, retire a embalagem a nova bateria e preste atenção aos polos na hora de instalar, inverter pode causar danos irreparáveis na injeção eletrônica.
  5. Em seguida, ligue o polo Positivo, depois o Negativo para evitar um curto circuito.
  6. Prenda ao sistema de fixação do veículo.

Pronto, seguindo os passos acima, você consegue efetuar a troca da sua bateria.

Portanto, fique atento e siga as dicas acima para saber quando e como trocar bateria do carro!

unidas livre

Unidas Livre: Descubra como funciona e se vale a pena

Novo HRV

Novo HRV: Conheça as novidades