Quando devo trocar pneu do meu carro?

Afinal, quando devo trocar pneu do meu veículo? Saiba agora qual o melhor momento para trocar pneus de carro!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você tem carro já deve ter se perguntado: quando devo trocar pneu do meu veículo? Essa pergunta, apesar de parecer simples, é uma dúvida comum entre os donos de veículos. Principalmente quando se tem foco na segurança e na vida útil do automóvel.

Se você também não faz ideia de quando trocar pneus do seu carro, acompanhe esse artigo. E saiba mais sobre garantia, validade, rodízio de pneus e tudo o que precisa saber sobre o assunto!

O que é rodízio de pneus e quando fazer?

Realizar o rodízio de pneus é o mesmo que alterar a posição deles entre os eixos dianteiro e traseiro a fim de aumentar a vida útil para que o desgaste da borracha seja regular. E essa é uma ação importante que adia o momento de realizar a troca de pneus.

De acordo com as recomendações da maioria dos manuais de veículos a quilometragem para troca de pneus entre os eixos, ou rodízio de pneus, é entre os 5 mil a 7 mil quilômetros rodados em média.

Como saber quando devo trocar pneu definitivamente?

Se o pneu estiver abaixo de 1,6 milímetros em altura dos sulcos especialistas o consideram como um pneu “careca”. Portanto, a troca deve ser feita imediatamente ou pode estar sujeito a apreensão do veículo.

Um marcador chamado TWI que mede o desgaste em relevo na base dos sulcos indica o momento certo de quando trocar pneus, para identifica-lo procure por um triângulo ou pela sigla TWI na lateral do pneu e siga uma linha reta desse marcador até a banda de rodagem para localizar o marcador. Se estiver visível é hora de trocar os pneus.

Pneus tem prazo de validade e garantia?

A resposta para ambas as perguntas é sim, pneus tem prazo de validade e também tem garantia.

Quanto a garantia, em geral, o prazo é de cinco anos desde a data de compra e ela cobre defeitos de fabricação mediante avaliação de um técnico da empresa que constate que o defeito não é efeito do mau uso.

Porém a garantia não cobre avarias de acidentes como bolhas, raspagens ou furos, por exemplo. Ou mesmo avarias causadas por má utilização como falta de manutenção, desgaste irregular por problemas mecânicos, patinagem ou uso abrupto de freios.

Quando a validade dos pneus também é de cinco anos após data de fabricação que está descrita na lateral do pneu em 4 números. Os primeiros 2 números indicam a semana de fabricação e os 2 últimos o ano.

Exemplo: 5002, o pneu foi fabricado na 50ª semana do ano de 2002.

Dicas extras sobre pneus

Agora que você já sabe o prazo de garantia e validade, bem como a importância de realizar rodízio de pneus e a forma de reconhecer o desgaste e quando trocar pneus km, anote mais algumas dicas valiosas sobre o assunto:

  1. Recomenda-se calibrar os pneus de 15 em 15 dias quando se usa o veículo diariamente com a pressão recomendada no manual do fabricante com os pneus ainda frios.
  2. Um dos números na lateral do pneu indica quantos km ele pode suportar e o outro o índice de carga ou capacidade máxima que pode ser submetido.
  3. Os pneus verdes são pneus de baixa resistência ao rolamento e utilizam sílica com borracha em sua composição ao invés de carbono aumentando a dureza e fazendo com que ele seja menos suscetível a deformações e ofereça menor resistência.
  4. Não ande com pneu apresentando furos, pois pode inviabilizar seu reparo, além disso, se houver furos na lateral será preciso trocar o pneu.
  5. Especialistas estimam que a vida útil do pneu pode variar entre 30 mil a 70 mil km rodados.

Portanto, agora você ja sabe quando trocar pneus do seu veículo. Então, não deixe de seguir as dicas acima para maximizar o tempo de vida util e circular com seu veículo em segurança!

Renault On Demand

Renault On Demand vale a pena? Descubra

kinto toyota

Kinto Toyota: Mais uma opção para assinatura de veículos