Desisti de um Consórcio, Como Cancelar um Consórcio?

Não sabe como cancelar um consórcio? Entenda agora tudo sobre o assunto!

Muitas vezes quando as contas apertam é preciso cortar alguns gastos que comprometam as finanças para voltar a estabilidade financeira. Logo o consórcio é uma das primeiras opções de corte. Mas você sabe como cancelar um consórcio?

Anúncios

Para saber se é possível cancelar consórcio, as consequências dessa prática e se há restituição do valor, continue sua leitura. E veja abaixo todos os detalhes sobre o assunto!

Afinal, tem como cancelar um consórcio?

Imprevistos financeiros ou outros motivos pessoais podem levar você a querer saber como cancelar um consórcio. Nesse caso, saiba que você pode sim cancelar seu consórcio durante a vigência do mesmo.

No entanto, antes de partir para o cancelamento é interessante que avalie outras possibilidades além do cancelamento. Você pode, por exemplo:

  • Reduzir a carta de crédito.
  • Diminuir o valor das parcelas mensais.
  • Renegociar as parcelas já vencidas.

Ao cancelar seu consórcio você deixará de participar das assembleias gerais. Com isso, não poderá ser contemplado em sorteios.

E mais, sua saída impactará de certo modo nas oportunidades de contemplação do seu grupo de consorciados. Afinal, quanto menos pessoas no grupo, menos oportunidades de contemplações ocorrem mensalmente.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Mas, se mesmo avaliando as possibilidades você optar por desistir do consórcio, você pode dar entrada na desistência do consórcio. Para isso, basta entrar em contato com a administradora e solicitar o cancelamento.

Como cancelar um consórcio: Entenda como funciona

Tão importante quanto saber que tem como cancelar um consórcio, é compreender como funciona esse processo. Basicamente, existem 3 cenários onde o cancelamento pode ocorrer. Veja abaixo cada um deles:

Cenário 1 – Desistência em no máximo 7 dias após assinatura de contrato

Normalmente nesse primeiro cenário você nem precisa ir a fundo em saber como cancelar consórcio. Isso porque a própria Lei garante ao participante a desistência em até 7 dias. Isso a partir do momento de assinatura do contrato.

Após a quebra de contrato é restituído o valor na conta corrente do cotista. Mas existe uma condição que valida essa desistência.

A assinatura oO contrato de entrada no grupo de consórcio precisa ser feita fora de uma sede da administradora. Isso porque a Lei só vale para aquisições que sejam feitas de forma distante do produto.

Caso a assinatura tenha sido feita na sede da administradora o processo de cancelamento segue o mesmo do cenário 2, a seguir.

Cenário 2 – Desistência no decorrer do contrato

Ao desistir no decorrer do contrato o participante deve solicitar a desistência de modo formal por escrito com a administradora. Mas recomenda-se a leitura atenta do contrato de adesão para ver as disposições de desistência.

A Lei 11.795/2008 diz que o consorciado que optar pela desistência do consórcio pode receber o dinheiro investido de volta. O recebimento nesse caso ocorre antes mesmo do encerramento do grupo. Desde que a cota alvo da desistência integre os sorteios mensais.

Para que isso aconteça há uma assembleia mensal de contemplação para todos os participantes. Quando contemplado o cotista receberá um aviso sobre a quantia liberada que será paga.

Cenário 3 – Desistência pós contemplação

O último cenário para você entender como cancelar um consórcio é a desistência após contemplação. Ou seja, nesse caso o contemplado usou a carta de crédito o que faz ele ser obrigado a permanecer no grupo. Ou seja, ele será proibido de abandonar o consórcio.

Enquanto isso, se o mesmo tiver sido contemplado, mas não usar a carta de crédito é preciso realizar uma descontemplação. Depois é só seguir com dedução de carta de crédito e cancelamento da cota.

Entendi como cancelar um consórcio, mas e a restituição de valores, como funciona?

Agora que você já entendeu os 3 cenários possíveis de como cancelar um consórcio, vamos entender como funciona a restituição de valores do consórcio.

Após cancelamento o compromisso de pagar as parcelas deixa de existir. No entanto é necessário aguardar para que receba os valores já pagos.

A devolução acontece nas assembleias por meio dos sorteios todos os meses. E o valor devolvido é definido de acordo com o contrato na data de contemplação e por percentual acumulado do fundo.

Ou seja, a quantia a ser recebida receberá um cálculo na hora do sorteio. E para saber se foi sorteado é só entrar na área do cliente da sua administradora.

Agora que você sabe como cancelar um consórcio e suas principais informações, pense bem antes de desistir e veja se não há uma maneira alternativa de manter o consórcio que valha mais a pena.

renovação de seguro auto

Renovação de Seguro Auto: Saiba Quais Pontos Você Deve Observar

carros de Luxo de Leilão

Carros de Luxo de Leilão: BMW, Porsche e Outros Bens do “Rei do Bitcoin