Em Belo Horizonte, o UAI da Praça Sete oferece vários serviços do DETRAN de Minas Gerais
A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete implantou um novo serviço do Departamento de Trânsito de Minas Gerais. A partir de agora, os cidadãos podem retirar a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Segunda Via do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)
Para ter acesso ao serviço, basta que o condutor se dirija ao posto do UAI Praça Sete, portando o CPF, e um documento pessoal de identificação com foto e assinatura (original e cópia) e estar com todos os débitos quitados e atualizados no sistema do DETRAN, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Seguro Obrigatório, licenciamento e multas, se for o caso. A emissão do documento custa R$21,11.
A vantagem é que, caso o proprietário do veículo não consiga comparecer ao posto do UAI para fazer a solicitação, um parente de primeiro grau pode fazê-lo. Para isso, além dos documentos exigidos é necessário que o representante apresente cópias e originais de documentos que comprovem o parentesco. No caso de terceiros, o cidadão precisa levar uma procuração pública lavrada em cartório e documentos de identificação do procurador.
O serviço do DETRAN MG oferecido no posto do UAI Praça Sete também pode ser utilizado por pessoas jurídicas. Para retirar o CRLV, a empresa deve ser registrada no município de emplacamento e a situação cadastral constar como ativa. Também é necessário cópia do contrato social ou ata e estatuto ou requerimento de microempresário, cartão CNPJ com menos de 90 dias e o pagamento da mesma taxa no valor de R$ 21,11.
“Isso vai evitar aglomerações nas unidades do DETRAN e trazer mais comodidade para os usuários que precisam utilizar o serviço porque, nas UAIs, eles poderão fazer a emissão também de outros documentos”, disse o chefe do DETRAN, Oliveira Santiago Marcial. Ele ressaltou que os atendimentos feitos nas sedes do DETRAN vão continuar a acontecer.
Ainda conforme Marcial, diariamente, são atendidas 4.000 pessoas nas sedes do DETRAN em Minas. Alguns serviços já são feitos pela UAI da praça Sete e em dez unidades do interior, como a realização da prova eletrônica de legislação, comunicação de venda, entrega da CNH e segunda via de CRLV devolvidos pelos Correios e emissão de segunda via do CRLV. “Os serviços já funcionam muito bem, e não teremos problemas de lotação com a ampliação. Isso já está programado”, disse a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.
Outros serviços do DETRAN MG
Desde 2013 as 28 Unidades de Atendimento Integral (UAIs) de Belo Horizonte e de cidades do interior do estado oferecem alguns serviços prestados pelo DETRAN MG. No UAI Praça Sete, e em 10 unidades no interior, nos municípios de Barbacena, Caratinga, Divinópolis, Uberaba, Juiz de Fora, Betim, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Varginha, o cidadão já conta com serviços como a realização da prova eletrônica de legislação, comunicação de venda, entrega da CNH e segunda via de CRLV devolvidos pelos Correios e emissão de segunda via do CRLV.
Alguns serviços do DETRAN MG oferecidos pelo UAI
- Alteração de dados do condutor ou do veículo
- Inclusão da comunicação de venda do veículo;
- Entrega de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) quando ambos os documentos forem devolvidos pelos Correios;
- Posteriormente:
- Emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (1ª e 2ª vias);
- Registro de veículos (primeiro emplacamento);
- Transferência de propriedade de veículos
- Baixa de propriedade de veículos
- Realização da prova eletrônica de legislação
- Emissão de alvarás de liberação de veículos apreendidos
Para este ano, estão previstos a implantação de outros serviços como o registro de veículos, a transferência de propriedade de veículos e a emissão de alvarás para a liberação de veículos apreendidos. Eles também serão implantados, inicialmente, na capital e em dez cidades do interior
A ampliação dos serviços do DETRAN MG nas UAIs foi possível graças a um convênio entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Polícia Civil de Minas Gerais e o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN MG).
As Unidades de Atendimento Integrado começaram a ser implantadas pelo Governo de Minas em 2007. Além dos serviços do DETRAN, as UAIs oferecem aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços públicos como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, emissão de multas de trânsito, Seguro Desemprego, disponibilização de vagas de trabalho, dentre outros. Funcionam de segunda à sexta-feira, das 7 às 19h e, aos sábados, das 7 às 14h.