Trocar óleo do carro: Confira o passo a passo

Veja nesse artigo como fazer para trocar óleo do carro do jeito certo adotando apenas alguns passos simples!

Trocar óleo do carro é um processo obrigatório e deve ser feito na frequência adequada. Seja ela por km rodado ou tempo de uso do veículo. Tudo isso para que o óleo se mantenha em bom estado e entregar o resultado desejado.

Além disso, trocar óleo do carro é um procedimento fácil e simples de ser realizado. Mas quando negligenciado pode gerar gastos grandes e muitos prejuízos para o motorista. Vale lembrar que o óleo tem a função de proteger as peças que mantêm o motor funcionando.

Pensando nessa importância de trocar óleo do carro, separamos algumas informações relevantes. Fique conosco e entenda.

Qual a necessidade e frequência da troca de óleo?

Primeiramente, antes de realizar a troca de óleo, você deve ler o manual do seu veículo para saber a frequência adequada de realizar esse procedimento.

No geral, a recomendação é que a troca seja realizada a cada 5 mil km rodados ou quando fechar 6 meses da última troca de óleo.  Juntamente, deve ser substituído o filtro do óleo, porque é nele que ficam os resíduos e partículas, que podem contaminar o óleo novo.

Como trocar óleo do carro em casa?

Como trocar óleo de carro é muito simples e separamos alguns passos, observe:

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

1º Passo – Separar as ferramentas necessárias para trocar óleo do carro

Antes mesmo de começar a trocar deixe os equipamentos separados, que são:

  • Instrumentos para manter o capô aberto;
  • Quantidade de óleo necessária para concluir a troca de óleo. Lembrando que cada carro vai uma quantidade e um tipo de óleo, então consulte o manual do seu veículo, antes de começar a trocar óleo do carro;
  • Um filtro de óleo específico para seu carro;
  • Uma chave de filtro;
  • Um funil;
  • Luvas;
  • Recipiente de coleta do óleo velho;
  • Flanela para higienização.

2º Passo – Calçando a parte da frente do carro

Para realizar a troca é importante que o óleo esteja aquecido. Então ligue o carro e deixe assim por alguns minutos. Depois que fizer isso, estacione o veículo em um local onde tenha disposto alguns jornais, para evitar muita sujeira.

Use o macaco para elevar o veículo, mas não deixe ele apenas com o macaco. Caso não tenha rampa, é necessário apoiar com outros instrumentos. Veja se o carro ficou bem firme, para que você consiga trabalhar com segurança.

3º Passo – Trocar óleo do carro

Agora você vai abrir o capô e retirar a vareta, e procure pelo plugue que fica na bandeja do óleo. Embaixo deixe um recipiente para coletar o óleo velho e retire a ficha. Fique atento, pois o óleo pode estar bem quente. Depois higienize o bujão do óleo com o pano.

4º Passo – Substituição do filtro

Agora é a hora de tirar a panela de retenção do óleo, afrouxe o filtro com a chave, bem como deixe que o óleo escorra por completo. Depois que fizer isto, tire o filtro, espalhe um pouco do óleo novo no filtro novo e feche.

5º Passo – Adicione o óleo novo

Agora basta retirar a tampa de preenchimento de óleo, que fica localizada no capô, bem como com o auxílio do funil despeje o óleo novo. Depois coloque a tampa e a vareta.

6º Passo – Revise o trabalho

Com o carro ainda levantado, ligue ele e deixe por ao menos 1 minuto. Assim você vai conseguir perceber se existem vazamentos perto do filtro. Caso identifique, desligue o carro e refaça o processo.

7º Passo – Dê o destino adequado para o óleo velho

Óleos trazem prejuízos ao meio ambiente, quando descartado de qualquer forma. Por isso você deve guardar e posteriormente levar para um local que realize a reciclagem.

Após entender como trocar óleo do carro siga os passos e mantenha o seu carro em dia!

consórcio honda motos

Consórcio Honda Motos: Descubra como funciona

honda fit 2022

Confira a ficha completa do Honda Fit 2022