Entenda o que é a tabela Fipe e aprenda como consultar
Se você já fez alguma pesquisa sobre os valores praticados no mercado, seja de carros, motos e outros veículos, certamente você já analisou ou pelo menos ouviu falar da Tabela Fipe.
Anúncios
Mas você sabe o que é, como é feita essa análise de valores e como consultar a tabela Fipe?
Apesar de a sigla ser popularmente conhecida, muita gente não sabe quem são os responsáveis pela criação da tabela Fipe, pois vamos contextualizar para facilitar a compreensão.
Este artigo vai te explicar todos os detalhes sobre a execução e consulta da tabela Fipe. Confira!
O que é a Tabela Fipe?
Criada em 1973, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe foi feita para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
O instituto atua nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.
A Tabela Fipe funciona como uma espécie de guia de preços no mercado automotivo nacional.
A tabela é atualizada todos os meses em uma análise com base nos preços praticados no mercado para carros novos e seminovos.
Os maiores e os menores valores são descartados, e os valores mais próximos são usados para calcular a média de preço para cada modelo de veículo.
A pesquisa sobre o valor de mercado de cada veículo também pode ser refinada e quem for consultar a tabela Fipe pode filtrar pelo ano do veículo, geração, tipo de motor e região.
Alguns veículos são mais valorizados em certas regiões do Brasil, já outros têm costumam ser mais baratos.
Portanto, pode ser normal você consultar a tabela Fipe oficial do Brasil e notar que determinado modelo está mais barato em outra região do que na sua, e vice versa.
Além do valor de compra de venda de automóveis, a tabela Fipe também é a principal referência para a base de cálculo de seguros automotivos e alguns tributos, como o IPVA.
7 passos para consultar a Tabela Fipe
Aprenda agora o passo a passo para consultar a Tabela Fipe.
1) Acesse o site www.fipe.org.br ou veiculos.fipe.org.br. É muito importante se certificar de que está na página oficial do Fipe;
2) Clique em “Índices e Indicadores”;
3) Nesta página há uma série de opções, para consultar os preços de automóveis clique em “Preço médio de veículos”;
4) Na parte central inferior clique na opção que deseja consultar;
5) Informe o mês de referência da sua pesquisa;
6) Preencha os campos com a marca, modelo e ano do veículo que deseja e clique em “pesquisar”;
7) Por fim, o resultado mostrará todas as especificações que você preencheu e no final da tela aparecerá o valor referência do veículo.
Devo usar a Tabela FIPE para qualquer situação de venda de veículo?
Apesar de ser a principal referência para comerciantes, lojistas ou qualquer pessoa que deseja vender seu veículo, a tabela Fipe não é uma regra, uma lei ou nada do tipo.
Ela é uma referência de mercado com base em diversos fatores econômicos, mas em algumas situações ela não é capaz de mensurar os valores, como em carros modificados, por exemplo.
O cálculo realizado pelo Fipe leva em consideração as condições de fábrica do veículo, mas vamos supor que você colocou som, rodas, faróis, travas elétricas, ar condicionado, entre outros acessórios. Nesse caso, o valor agregado já não é calculado pela Fipe.
Outro fator muito importante é o estado do veículo. O mesmo pode até possuir uma fabricação mais recente com alguns bons componentes, mas se estiver batido ou em más condições de uso o preço pode cair pela tabela.
Além disso, a documentação deve estar em dia, pois se no momento da venda o novo proprietário tiver que arcar com os custos de colocar os documentos em dia, o mesmo pode descontar no valor final da compra.
Conclusão
Apesar de não ser de uso obrigatório, a tabela Fipe oficial é a principal e mais confiável fonte de referência de valores de veículos automotivos.
Portanto, mesmo que você tenha dado um upgrade no seu veículo, é interessante conferir o valor no mesmo na tabela Fipe antes de vendê-lo. Assim, você terá como base o valor médio de mercado e pode adicionar ao preço os custos com as melhorias feitas.
A mesma ideia vale se o carro não estiver em boas condições. Você se orienta pelo valor base e faz o desconto com base nas possíveis falhas do veículo.