Seguro para Veículo Leilão: Descubra Como Funciona!

Veja quais são os requisitos para contratar seguro para veículo leilão!

Leilão de carros novos, seminovos ou usados é atualmente uma ótima forma de obter seu veículo próprio pagando menos. Contudo, muitos deixam de aproveitar essa oportunidade por achar que não é possível contratar seguro para veículo leilão.

Anúncios

Se você também pensa assim, saiba que veículos de leilão também pode ter seguros. Mas, existem algumas regras que as seguradoras exigem nesse tipo de situação.

Para compreender melhor sobre o assunto, acompanhe o artigo e descubra quais veículos de leilão são aceitos nas seguradoras. E também quais são os requisitos na hora de contratar um seguro para veículo leilão. Confira!

Por que é mais complicado contratar um seguro para veículo leilão?

Assim como um veículo adquirido diretamente da concessionária, os veículos de leilão também podem ter seguros. Contudo as exigências ao contratar um seguro para veículo leilão são maiores. Principalmente porque as seguradoras consideram que o carro de leilão pode ter sido vendido com irregularidades.

Nesse caso, as seguradoras precisam se certificar de que o veículo que receberá o seguro está dentro da Lei.

Além disso, também é preciso verificar se o mesmo não sofreu um sinistro por conta de acidentes. Afinal, nestas circunstancias, ao contratar o seguro, a seguradora sairia no prejuízo.

Por isso a dificuldade se torna um pouco maior na hora de adquirir um seguro para veículo leilão.

Diante disso, as seguradoras que oferece seguro para veículo de leilão normalmente exigem um laudo técnico do veículo. Este laudo comprovará que o carro é um objeto legal e que está em perfeitas condições mecânicas.

Seguro para veículo leilão: Que tipos de veículos de leilão são aceitos?

Não são todos os veículos que são aceitos pelas seguradoras Veja a seguir quais os casos que podem fazer um seguro para veículo leilão:

·         Veículos com sinistro leve

Através da vistoria, se a avaliação do sinistro do carro for leve e seja capaz de gerar maiores consequências, então ele é aceito pelas seguradoras.

·         Veículos vindos de financiamentos

As seguradoras costumam aceitar o seguro para veículo leilão que vieram de financiamentos. Isso porque, neste caso, as financeiras reavêm o veículo do consumidor por falta de pagamento de prestações. Então, geralmente eles ainda estão em perfeito estado.

·         Veículos com chassi remarcado

Há possibilidades de contratar seguro para veículo leilão que esteja com o chassi remarcado, desde que os danos sejam leves. Isso acontece quando o veículo sofre um acidente que danificou a marcação ou até por corrosão do tempo.

Como solicito seguro para carros adquiridos em leilão?

Acompanhe o passo a passo que preparamos para você e saiba como fazer a contratação sem erros:

  1. Solicite primeiramente uma vistoria do Detran tanto para regularizar o veículo, para transferência em seu nome e para ter o laudo que a seguradora exigirá.
  2. Após solicite a cotação do seguro para a seguradora, informe a cobertura que você deseja para que seja feito o orçamento da a cotação, seja de roubos, colisões, problemas naturais, furto, roubo, etc.
  3. Passe pela análise de condutor, onde será feito a avaliação do perfil do motorista levando em conta tempo de CNH, idade, experiência, etc.
  4. Aguarde o retorno da seguradora com a cotação para que seja feita a negociação final através da análise do laudo, da cobertura e do perfil de condutor.
  5. Pronto, com a resposta em mãos você saberá se poderá ou não adquirir o seguro para o seu carro comprado em leilão.

E se a seguradora não quiser aceitar o seguro?

Há possibilidades da seguradora não aceitar, mesmo que o veículo atenda aos requisitos para aceitação.

Caso isso acorra, é preciso que a seguradora justifique a negativa. Além disso, ela também deve avaliar se o consumidor poderá corrigir o fator impeditivo da contratação do seguro. Somente desse modo será dado ao consumidor a chance de solicitar uma nova cotação.

Se ainda houver negativa, você ainda pode tentar proteger o carro com coberturas mais simples. Afinal, elas costumam ser mais fáceis de ser aceitas.

Ou então buscar por outras seguradoras e solicitar as cotações. Também é possível pesquisar outros métodos viáveis que possam ajudar a proteger seu veículo como por exemplo, proteção veicular.

qual a melhor época para comprar carros

Qual a melhor Época para Comprar Carros (Novos ou Usados)

Honda Elite 125 2022

Honda Elite 125 2022: Saiba do Preço e Novidades