Veja a seguir todos os detalhes e descubra se o seguro DPVAT foi cancelado e os motivos que levaram a isso!
Afinal, seguro DPVAT foi isento ou não? Esta vem sendo a dúvida de muitos brasileiros desde 2021 quando os motoristas ficaram isentos de pagar o Seguro.
Mas o fato é que o DPVAT foi isento pelo segundo ano consecutivo. Ou seja, assim como em 2021, não haverá pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados este ano.
Entenda melhor porque o seguro DPVAT foi isento e tire todas suas dúvidas sobre o assunto!
Seguro DPVAT 2021 foi cancelado – Entenda o motivo
Em dezembro de 2021 o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão ligado ao Ministério da Economia, isentou o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos.
Segundo o Governo Federal, o DPVAT teve seu cancelamento feito porque haviam recursos extras no FDPVAT, fundo que administra os recursos do DPVAT. Ao todo o FDPVAT recebeu cerca de 4,3 bilhões do consórcio da Seguradora Lider. Esse valor recebido vem sendo usado para pagar indenizações e danos por acidentes de trânsito.
Desse modo, o seguro DPVAT 2021 ficou isento para os motoristas que ficaram isentos de pagar o seguro. Mas, a cobertura do seguro continuou ativa.
Inclusive a Susep, a Superintendência de Seguros Privados, afirma que Líder ainda administra outros R$ 2,2 bilhões sendo R$ 6,2 bilhões de fundo total para custear as indenizações e danos no trânsito.
Seguro DPVAT foi cancelado em 2022?
O DPVAT em 2022 foi isento, alémisso, sua isenção tem validade em todas as categorias cobertas pelo seguro. Ou seja, os donos de veículos não tem a obrigação de fazer o pagamento do DPVAT, isentando a taxa.
DPVAT 2020 foi isento e a partir desse período agora fica a cargo dos proprietários contratarem uma seguradora particular de sua preferência para arcar com danos no trânsito.
Segundo o Governo os acidentes que ocorreram até o último dia de dezembro de 2019 ainda estarão cobertos pelo Seguro Obrigatório. Quanto a atual gestão do DPVAT permanecerá até dezembro de 2025 sendo responsável pelos procedimentos de cobertura de indenizações e danos.
Como solicitar a indenização do DPVAT?
Se você foi vítima de acidente de trânsito que ocorreu em território brasileiro e que envolveu algum veículo automotor, então tem a possibilidade de solicitar a indenização do DPVAT.
O pedido de indenização do Seguro Obrigatório deve ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou então pelo aplicativo que a Caixa disponibiliza para esse fim, o Caixa DPVAT.
Nesse caso, solicita-se a documentação e após a entrega dos documentos o prazo de análise e o pagamento da indenização é de até no máximo 30 dias.
Em caso de acidentes de trânsito com ocorrência antes do ano de 2021 é possível fazer a consulta no site oficial da Seguradora Líder.
- Site oficial da Seguradora Líder: clique neste link .
Passo a passo solicitação pelo app DVPVAT Caixa
Para solicitar o seguro DPVAT Caixa é muito simples. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
- Primeiramente, faça o download do app no link abaixo.
- Aplicativo DPVAT Caixa: download para Android ou então IOS.
- Verifique a originalidade do aplicativo, se é feito realmente pela Caixa.
- Crie sua conta ou faça login com suas credenciais do banco Caixa.
- Vá em “solicitar minha indenização”.
- Leia atentamente e informe os dados solicitados.
- Envie os documentos solicitados.
- Aguarde análise dos dados e documentos e resposta em até 30 dias.
- Se aprovado o depósito será feito na sua conta Caixa Tem.
Para maiores dúvidas sobre o DPVAT e seu cancelamento ou então sobre as indenizações, basta entrar em contato com a Caixa. Você pode fazer isso pelo site oficial ou pelo 0800 762 02007 e esclarecer suas dúvidas.