Saiba agora porque a marca francesa decretou o fim do Sandero e Logan!
No início de 2021, houveram boatos de que a Renault decretaria o fim do Sandero e Logan. O que pegou muita gente de surpresa. Mas, ainda em março a Renault anunciou de fato que a dupla estaria fora do próximo investimento de renovação.
Por se tratar de uma notícia recente, muitos fãs dos dois modelos ficaram na dúvida sobre os motivos disso acontecer. Afinal, porque a Renault decidiu não fabricar mais os carros Logan e Sandero?
Acompanhe esse artigo até o final e saiba mais sobre os motivos que levaram a marca tomar essa decisão. Confira!
Entenda porque a Renault decretou o fim do Sandero e Logan
A Renault do Brasil ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Mas, o que se sabe é que a matriz francesa deu ordem para cancelar a fabricação de modelos menos rentáveis. E, com isso, decretaram o fim do Sandero e Logan.
O cenário ocasionado pela Pandemia levou a montadora a apostar em um novo caminho, os modelos SUVs. Principalmente pelo fato de que estes modelos apresentam muito mais valor agregado.
Com as vendas mais escassas a Renault pretende abandonar os segmentos mais compactos e menos rentáveis.
Um dos modelos confirmados é o Bigster. O novo utilitário esportivo Bigster é maior que a Duster e provavelmente será lançado antes de 2023 na Europa.
A ideia da Renault é estruturar a marca de forma que atinja um preço acima do atual. E, somente depois disso acontecer, voltar a investir em carros de grande volume, caso haja demanda.
O fim do Sandero e Logan no Brasil
A dupla Sandero e Logan é sucesso em vendas no Brasil. Juntos, os modelos hatch e sedã alcançaram mais de 1,26 milhões de carros vendidos entre os anos de 2010 e 2020. No entanto o fim do ciclo dos dois modelos está prestar a acabar conforme decreta a Renault.
O fim do Sandero e Logan está previsto para o final de 2024, quando a dupla sairá de linha no Brasil.
Com o fim do Sandero e Logan quais modelos ainda se manterão no mercado?
Basicamente, alguns modelos permanecerão no mercado e inclusive ganharão algum upgrade nos modelos. São eles:
- Renault Kwid – O amado Kwid seguirá por um tempo a mais e ainda será reestilizado no início de 2022. O modelo receberá algumas atualizações e sua presença no mercado será reforçada através do lançamento de sua mais nova versão elétrica, E-Tech.
- Renault Oroch – Também reestilizado no início de 2022 irá receber um novo visual bastante semelhante ao do Duster indiano. Além disso, o veículo da Renault também receberá um motor 1.3 TCe flex com 170 cv, oito marchas e câmbio automático.
- Renault Duster – A Duster, amada Duster, assim como o Oroch irá receber uma versão com as mesmas opções de mecânica acima.
O início da era Renault SUV
A Renault vem com a ideia do Projeto HJF, um projeto que dará origem a um modelo SUV mais compacto, o B-SUV. A princípio, a proposta é trazer o modelo com valor abaixo do Duster que será baseado na plataforma CMF-B. Além disso, a marca também deseja incluir uma carroceria bem diferente do Dacia Sandero.
As intenções da montadora deixam claro que a ideia é reestruturar a marca e vir com tudo para o mercado dos SUVs. Afinal, este é um mercado que vem se expandindo cada vez.
Além disso, a Renault pretende se reorganizar para melhor se adequar ao novo cenário de pós-Pandemia.
Estamos no aguardo pelas novidades para os próximos anos mesmo tristes pelo fim do Sandero e Logan, já que as propostas futuras parecem interessantes.