Rotatória: De Quem é a Vez?

As rotatórias são uma realidade nas cidades brasileiras e existem para melhorar o fluxo do trânsito das grandes cidades. Mas você sabe quando a preferência é sua?

Em muitas cidades brasileiras, as Companhias de Engenharia de Tráfego implantam a todo momento rotatórias, como uma saída para melhorar o fluxo dos veículos e evitar o uso dos semáforos. Porém, a solução – que pode se tornar um problema – é pouco conhecida quando o assunto é a regra que é válida.

Anúncios

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a preferência na rotatória é de quem já estiver nela, ou seja, vale a ordem de chegada! Em caso de chegada simultânea, a preferência é do carro à esquerda. E onde há duas faixas, os motoristas podem usar ambas. Nesse caso é permitido o acesso de dois veículos ao mesmo tempo, um entrando na rotatória pela pista interna e outro pela pista externa.

shop steroids

O Art. 29, diz: “O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: III – quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem: a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela; b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor”.

Legislação a parte, o que vale mesmo é a regra básica do trânsito, e esta não está escrita em lugar algum: a gentileza. A regra da gentileza vale porque em muitas cidades brasileiras, além da falta de conhecimento da lei por parte dos motoristas, a sinalização no local não ajuda muito. Faltam placas ou indicação pintada no chão, apontando de quem é a preferência. Falta de informação gera acidentes, por isso, utilizar o bom senso é sempre o recomendável.

Orientações para o Uso das Rotatórias

  • A regra básica a ser observada é que a circulação deve ser feita sempre no sentido anti-horário, dando preferência para quem já estiver circulando na rotatória.
  • Ao se aproximar da rotatória, o motorista deve reduzir a velocidade e parar, caso a sinalização determine.
  • Onde houver faixa de pedestre, significa que a preferência é dele.
  • O motorista deve sempre manifestar a intenção de circulação, acionando a seta.
  • Nunca mude para a segunda ou terceira pista de uma vez
  • Sinalize seus movimentos. As setas de indicação de mudança de direção devem ser usadas.
  • Negocie seu espaço no trânsito com os demais motoristas
  • Fique atento ao movimento dos outros carros.

Uma curiosidade é que as rotatórias surgiram no dia a dia dos brasileiros antes mesmo de surgir no Código de Trânsito. O próprio nome, rotatória, ganha diferentes significados regionais pelo país, como rotunda, rótula, girador, queijinho.

A maior vantagem das rotatórias é que elas permitem melhorar o fluxo do trânsito e permitem que seja feita a travessia sem a necessidade de semáforos. Ou seja, as rotatórias são uma ferramenta democrática e dinâmica do trânsito.

Mas de pouco adianta uma ferramenta eficiente se não tiver atenção a ela. Vale lembrar que, o grande cuidado que a rotatória exige é o de se prestar atenção a sinalização de regulamentação existente e ela que vai determinar a regra de preferência.

Novo Serviço do DETRAN MG no UAI Praça Sete

UAI Praça Sete Oferece Mais um Serviço do DETRAN MG

Simulador de Direção

Câmara Federal Rejeita Uso Obrigatório de Simuladores