Rodizio de Pneus: Saiba como fazer

Veja nesse artigo quando e como fazer rodízio de pneus assim como a importância dessa prática para seu veículo!

Com o país em plena recessão econômica, encontrar meios de economizar faz toda a diferença. E para quem possui veículos em casa, sem dúvida fazer rodízio de pneus é uma excelente maneira de evitar prejuízos e gerar mais economia para o bolso.

Anúncios

Afinal, com o rodízio você estende a vida útil dos pneus, que por sinal é hoje um dos itens veículares mais caros.

Se você não sabe quando ou como fazer rodízio de pneus, não se preocupe. Leia esse artigo que preparamos e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto. Desde a importância em fazer rodízio de pneus. Até quando e como fazer esse rodízio da maneira correta. Confira!

Rodízio de pneus por que fazer?

Realizar o rodízio de pneus é uma forma eficiente de gastar menos e prolongar a vida útil dos seus pneus. Afinal, esses itens costumam se desgastar de diferentes formas. A exemplo os pneus da frente carregam cerca de 60% mais peso que os traseiros. Por conta disso, eles sofrem mais desgaste que os traseiros.

Outra forma que interfere no desgaste dos pneus é a maneira como dirigimos. Por exemplo, em conversões a esquerda pela maior facilidade acabamos realizando em velocidade maior que as conversões para a direita colocando mais carga no pneu dianteiro direito e o desgastando mais facilmente.

Fazer o rodízio de pneus significa trocar os pneus de posição para equilibrar o desgaste nas quatro rodas. E, com isso, ampliar o tempo de vida útil dos pneus, reduzindo a necessidade de pneus novos a um curto espaço de tempo.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

As vantagens de realizar o rodízio de pneus são muitas e não envolvem apenas uma maior economia. Com o rodízio, você também garante maior segurança e aproveitamento do material com a manutenção apropriada.

Rodízio de pneus como fazer?

Para realizar o rodízio de pneus de forma correta é preciso ter certa atenção. Os veículos atuais possuem em sua maioria tração traseira permitindo que os carros sejam mais compactos, o que faz com que os pneus se desgastem nessa região.

Ao fazer o rodízio de pneus leve em consideração a quilometragem atingida. Além disso, é importante que troque os pneus dianteiros pelos traseiros sem alterar os lados dos mesmos.

Ou seja, pneu dianteiro direito vai para o lugar do pneu traseiro direito, do mesmo modo ao contrário. Assim como pneu dianteiro esquerdo vai para o lugar do pneu traseiro esquerdo e do mesmo modo ao contrário.

Mas atenção, pois esse é um procedimento padrão para situações gerais, o que pode ter diferença em situações especiais em veículos diferentes.

Quando fazer?

Para saber o rodízio de pneus quantos km deve ser feito é preciso fazer o cálculo do hodômetro vendo a quilometragem percorrida pelo carro ou mesmo fazer uma avaliação visual dos pneus comparando atentamente os desgastes dos pneus dianteiros e traseiros e de suas laterais.

Outra maneira de saber quando realizar o rodízio de pneus é ficar atento as trocas de óleo, aproveite e já realize os dois serviços de uma vez só.

Quando sei que devo trocar de vez os pneus?

O rodízio de pneus é uma solução ideal para quem quer economizar e prolongar o uso dos pneus sendo indicado para todos os veículos. Mas é uma prática que deve ser realizada uma ou duas vezes no máximo.

Assim sendo, para saber quando trocar de vez os pneus por novos repare nos sulcos dos pneus há uma pequena elevação de borracha que serve de indicador de desgaste.

Quando essa indicação, ou TWI – Tread Wear Indicator, for atingida significa que os sulcos atingiram seu limite 1.6 mm e de acordo com as normas de segurança que a lei determina é hora de serem substituídos os pneus.

Entender como seu veículo funciona e do que ele necessita é parte crucial de ser um bom motorista e proprietário de veículo, já que por consequência torna sua vida financeira muito mais viável e sua dirigibilidade ainda mais tranquila.

Não deixe de ter atenção a esses detalhes e prolongue a vida útil dos componentes do seu veículo!

Manheim Express

Manheim Express: anuncie veículos online

leilão condicional

O que é leilão condicional?