Rodas de liga leve x Rodas de Aço: Veja as diferenças

Confira nesse artigo as principais diferenças entre os tipos de rodas de liga leve e de aço!

Anúncios

Há quem diga que a roda de liga leve é melhor e muito mais bonita deixando o carro com visual mais esportivo. Enquanto isso, outros defendem a roda de aço por oferecer um melhor desempenho em estradas desniveladas. E para você, qual tipos de rodas são suas favoritas?

Se você ainda tem dúvidas sobre qual roda usar no seu veículo, continue lendo esse artigo. E entenda melhor sobre a diferença entre esses dois tipos. Assim, poderá analisar seus prós e contras para definir qual opção é a melhor para suas necessidades.

Confira!

O que são tipos de rodas de liga leve?

As rodas de liga leve vêm se tornando cada vez mais popular no mercado automobilístico. Isso porque esse tipo têm, em média, 15% menos peso que as rodas de aço. O que acaba contribuindo para redução do peso na suspensão prejudicando menos o veículo.

No entanto, mesmo sendo mais leves, elas apresentam um ganho pequeno de consumo que não altera na performance do carro.

As rodas de liga leve também são mais bonitas se tornando um ponto de destaque no seu carro. E ainda que esse diferencial não altere o valor, ele pode facilitar e muito o processo de venda pela boa aparência do veículo.

O que são rodas de aço?

As rodas de aço, por sua vez, são mais resistentes e aguentam bem as pancadas e estradas esburacadas. São mais fortes contra quebras, amassados e sua recuperação é bem simples.

No entanto, o aspecto da roda de aço é sempre o mesmo, já que o material utilizado não permite muita modelagem, sendo mais uma escolha por “necessidade” do que por “estética”.

Como escolher entre os tipos de rodas: liga leve ou aço?

Para escolher entre os tipos de rodas é preciso levar em consideração as próprias necessidades. Além disso, há também outros pontos que podem ser considerados na hora da escolha.

Confira quais esses pontos a considerar para escolher os tipos de rodas ideal para o seu carro:

Considere a resistência das rodas

Há quem acredite que as rodas de liga leve são mais fortes que as de aço comum. Mas especialistas garantem que ambos os tipos de roda são fabricados com materiais bem resistentes. E que suportam diferentes temperaturas, pressão e impactos, desníveis ou demais problemas.

Considere o peso

Como o próprio nome diz, aqui as rodas de liga leve são mais leves. Mas não se engane, pois a diferença é baixíssima não passando de 20%.

Considere a estética para escolher entre as rodas de liga leve e de aço

A aparência também é algo a se considerar. Como já vimos, as rodas de liga leve são mais bonitas se comparadas as rodas de aço. Isso porque o material permite maior flexibilidade de design.

Enquanto isso, as rodas de aço têm um material que não permite tanto mobilidade não deixando espaço para inventar muitos designs e se tornando mais padronizada.

Considere a manutenção

Quanto ao reparo as rodas de liga leve precisam de atendimentos mais especializados, diferente das rodas de aço. É necessário material de qualidade, ferramenta especial e profissionais treinados.

Custo de reparo

Quanto ao custo as rodas de liga leve por exigirem um pouco mais na manutenção acabam se tornando mais caras. Enquanto isso, as rodas de aço quando caem na manutenção acabam custando menos ou mesmo tendo um preço que vale a pena comprar uma nova do que arrumar a antiga, já que são bem similares.

Considere os danos

Quando se leva em consideração danos as rodas de liga leve perdem pontos nesse quesito. Isso porque elas são mais propensas a sofrer riscos, raspadas, trincadas, entre outros danos. Enquanto as rodas de aço foram feitas para aguentar no tranco e resistir mais.

Portanto, agora você já sabe a diferença entre os tipos de rodas de liga leve e de aço. Agora é só analisar as características e diferenciais de cada um e definir a melhor para o seu veículo. Isso considerando não apenas suas necessidades, mas todos os fatores já descritos acima!

carro a diesel

Vantagens e Desvantagens de um carro a Diesel

Assinecar

Conheça a Assinecar LM