O que é o reservatório de partida a frio e quando abastecê-lo

Veja nesse artigo mais detalhes sobre o reservatório de partida a frio e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O reservatório de partida a frio é extremamente útil no inverno. Principalmente para carros movidos à álcool ou então para os modelos flex. Isso porque esse sistema ajuda a queimar o etanol a baixas temperaturas, evitando problemas no veículo durante a partida do motor.

Anúncios

O tanque de partida a frio chegou ao Brasil junto com os primeiros modelos flex em 2003. E desde então se tornou popular, sobretudo entre os proprietários desse modelo de veículo.

Continue a leitura e entenda mais sobre o que é, como funciona e tudo o que você precisa saber sobre o reservatório de partida a frio.

O que é reservatório de partida a frio?

O reservatório partida a frio é um mecanismo que auxilia a queima de combustível etanol o misturando com a gasolina para que o motor consiga funcionar perfeitamente.

Essa necessidade acontece principalmente em dias mais frios. Isso porque o etanol perde a força de explosão e a gasolina misturada devolve essa força fazendo o motor funcionar sem erro na queima dos combustíveis.

Como funciona o tanque partida a frio?

O reservatório partida a frio funciona através do regulador de temperatura em que a gasolina percorre para se ajustar a quantidade de calor da mistura, ocasionando a queima correta do combustível.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

A gasolina se mistura com o etanol para que haja uma explosão que forneça a força necessária para ligar o carro.

Esse mecanismo em dias frios costuma ser mais dificultoso, o que faz com que esse sistema injete mais gasolina no motor para a ignição não ter tanta dificuldade na hora de ligar.

Por que os carros flex tem esse sistema?

Para ter uma resposta a essa pergunta é preciso entender o que é um ponto de fulgor, que nada mais é que o momento em que o fluido entra em contato com o oxigênio e com a fonte de ignição gerando uma chama breve.

A gasolina tem ponto de fulgor de -42,8ºC e o etanol 16,6ºm… ou seja, o etanol necessita de uma temperatura alta para geral combustão enquanto a gasolina não, é aí que a mistura acontece e o motor funciona corretamente mesmo em dias frios, se fazendo necessário esse sistema.

É preciso abastecer o sistema de partida a frio?

Sim, é preciso manter o reservatório partida a frio com combustível de qualquer tipo. Seja ele gasolina comum, aditivida, octapro, podium ou premium. Além disso, essa é uma recomendação que deve ser seguida por condutores com veículos que possuam motores flex a premium e aditivada.

Abastecer esse sistema com gasolina comum embora seja uma opção não é tão recomendado. Já que as chances de problemas futuros são maiores. Isso pois ela tem um prazo de validade maior que quando ultrapassa, acaba virando uma nata que tende a entupir as mangueiras.

De quanto em quanto tempo é necessário abastecer o sistema?

De modo geral, não há um prazo especifico para fazer o abastecimento do reservatório partida a frio. Tudo depende do quanto se utiliza o veículo no dia a dia.

Mas para se ter uma ideia, com um tanque de 1,5 L ou até 2 L, recomenda-se que a gasolina abastecida não fique parada sem uso por mais de 3 meses, tendo que ativar o sistema para utilizá-la vez ou outra.

Que cuidados ter com o sistema de reservatório partida a frio no inverno?

Para evitar problemas e preservar a vida útil do sistema de reservatório partida a frio recomenda-se alguns cuidados básicos, tais como:

  • Utilizar um bom combustível, uma gasolina de qualidade tal como aditivada ou premium.
  • Sempre manter o reservatório partida a frio devidamente abastecido.
  • Manter a rotação, RPM, nos primeiros minutos de partida baixa.
  • Não manter segurando a ignição por mais de 20 segundos, pois ajuda a preservar o sistema.
  • Manter sempre as baterias, bem como o motor de partida em dia, com as devidas manutenções, para evitar os contratempos.

Portanto, agora que já sabe o que é e quais cuidados ter com seu sistema de partida a frio lembre-se de manter seu veículo em dia com o combustível e evite problemas ou mesmo prejuízos para seu bolso!

pane seca

Pane Seca: o que é e quais são as consequências

Schmitz Leiloeiros

Schmitz Leiloeiros – Saiba Mais