Rastreador Veicular: Como Funciona?

Uma tecnologia acessível para deixar seu carro mais seguro

Todo mundo que tem um carro se preocupa com a segurança do veículo, especialmente aqui no Brasil, onde os números de roubos e furtos são altos.

Anúncios

Para ter um pouco mais de tranquilidade em relação a segurança, existem algumas medidas de precaução que você pode tomar, entre elas, a instalação de um rastreador veicular no seu carro.

Mas você sabe o que é, como funciona, quais modelos existem e quanto custa um rastreador de veículos? Confira agora todos os detalhes sobre rastreador veicular.

O que é um rastreador veicular?

O rastreador veicular é um aparelho que usa tecnologia de geolocalização, chip GSM ou radiofrequência para monitorar e rastrear um veículo.

Em outras palavras, o rastreador de veículos é um pequeno aparelho instalado no carro que emite a localização do mesmo em tempo real para o celular dono.

Informar a localização do veículo é a principal função deste aparelho, porém, alguns modelos contém outras funções que podem auxiliar ainda mais na segurança dos passageiros, como um medidor de velocidade, gravador de voz, botão do pânico, etc.

Como funciona esse rastreador?

O funcionamento do rastreador veicular se baseia em 4 passos:

  1. O aparelho para rastrear o veículo é instalado no carro, ele é bem pequeno e como você já deve imaginar, não costuma ficar em locais muito visto;
  2. O aparelho emite um sinal via satélite que é transmitido pela internet;
  3. Esse sinal envia a localização do veículo para à central que coordena o rastreador, ou para o celular do próprio dono;
  4. As informações aparecem em um mapa virtual em que é possível saber exatamente onde está o carro.

Quais os modelos disponíveis de rastreador veicular?

Existem três tipos de tecnologia disponíveis em rastreadores veiculares, que são a radiofrequência, a geolocalização (GPS/GPRS) e o chip GSM. Ambos funcionam de forma muito semelhante.

GPS/GPRS: Este é o modelo mais usado e usa uma rede de satélites para poder precisar a localização do veículo;

Radiofrequência: Como o nome já diz, esta funciona por meio de ondas de rádio. Esta tecnologia funciona da seguinte forma: o rastreador instalado no carro capta sinais de rede enviados por antenas receptoras dentro de determinado perímetro. Essas ondas de rádio são enviadas para a central que coordena o rastreador e localiza o veículo.

Chip GSM: Este modelo funciona com um chip, igual ao de celular. O chip precisa ser cadastrado na operadora e possuir créditos para funcionar, além disso, esse tipo de rastreador possui bateria recarregável, não sendo necessária a instalação, uma vez que o dono do carro pode escondê-la onde desejar.

Usando essas tecnologias, os modelos de rastreadores veiculares possuem diferentes funções, além da principal que é rastrear o veículo. 

  • Gravador de voz: Os rastreadores com essa função possuem um microfone que capta toda a conversa que houver dentro do veículo e encaminha para o aparelho associado ao rastreador. Esta tecnologia ajuda imensamente em casos de sequestro, por exemplo.
  • Botão do pânico: Esta é outra função que ajuda muito em situações de sequestro, estrupo, entre outros. Este modelo de rastreador possui um botão que pode ser acionado em situações de risco, avisando a central que o motorista precisa de ajuda.
  • Medidor de velocidade: Esta função permite saber se um veículo está trafegando em alta velocidade, especialmente em casos de furto e roubo.

Quanto custa um rastreador veicular? 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os rastreadores veiculares tem um preço muito acessível e podem ser facilmente comprados pela internet.

Basta escolher um modelo que atenda às suas necessidades e instalar no veículo. Dependendo do modelo que você escolher, pode ser necessário para a instalação e também uma mensalidade. 

O valor investido oferece o serviço de uma central de monitoramento do rastreador, além de, normalmente, possuírem os melhores rastreadores. 

É possível também contratar um seguro auto que ofereça rastreamento veicular, assim você consegue uma cobertura muito maior para o seu veículo, pois além de conseguir localizá-lo em casos de furto ou roubo, você também estará seguro em relação aos possíveis gastos com colisão, arranhões, amassados, roubo de peças, entre outros.


Clique aqui para conhecer as melhores opções de seguro auto com rastreador veicular.

Carros de Luxo em Leilão: Onde Encontrar

Os carros mais vendidos para pessoas com deficiência