Proteção Veicular: Vale a Pena Fazer?

Conheça as vantagens da proteção veicular e descubra se realmente vale a pena ter uma!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerado um meio mais barato e menos burocrático de proteção do que os seguros tradicionais, a proteção veicular é uma alternativa que vem sendo cada vez mais adotada.

Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas acerca desse assunto. Afinal, do que se trata a proteção veicular? Como ela funciona e quais vantagens oferece?

Para ajudar você a esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, preparamos esse artigo com todos os detalhes envolvendo esse tipo de assistência veicular. Confira!

O que é a Proteção Veicular?

Em síntese, a proteção veicular trata-se de fundo administrado por associação registrada e legalizada. Este fundo serve para pagar os custos mensais dos sinistros dos associados ocorridos no período

Em outras palavras, a proteção veicular nada mais é que uma forma de proteger o veículo sem envolver gastos muito elevados.

O valor é menor que o de um seguro convencional e muito menos burocrático. Mas nem sempre se define o custo mensal pelo número de associados. Isso porque este custo envolve também fatores como quantidade de eventos ocorridos naquele mês, por exemplo.

Como funciona a Proteção Veicular?

Por não ser um seguro, essas associações não se vinculam à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Além disso, elas funcionam a partir de um serviço cujo financiamento se dá por um rateio. Neste caso, os associados compartilham os custos dos sinistros entre si.

Geralmente, as seguradoras avaliam os riscos de um sinistro ocorrer através de análise de perfil de cliente. Enquanto isso, na Proteção Veicular isto não ocorre, ou seja, ela funciona apenas dividindo custos de sinistro que já ocorreram entre os associados.

Vale a pena fazer Proteção Veicular?

Sim, aderir a uma proteção veicular vale a pena. Isso porque as vantagens de optar por esse tipo de assistência ao invés de seguros tradicionais são vários:

Os preços são bem mais em conta

Uma associação sem fins lucrativos tem taxas bem menores que as das seguradas. E esta é uma das principais vantagens de se optar pela Proteção Veicular.

As mensalidades nas associações são calculadas a partir da tabela Fipe, sem haver aumento por análise do perfil do condutor. Desse modo, a contribuição de todos os associados se torna mais justa.

Não existe análise de perfil

Para entrar para a associação não é necessário passar por uma análise de perfil como nas seguradoras, onde se considera características gerais do condutor como idade, tempo de habilitação, endereço, bem como outros critérios.

A mensalidade, como já dito, se baseia unicamente na tabela Fipe do veículo de modo igual para todos os integrantes.

Cobre roubos e furtos

Todos os veículos associados são equipados com um sistema de rastreamento. Este sistema auxilia nas chances de reaver o veículo em casos de roubos ou então furtos.

Além disso, se caso o veículo não for recuperado, o associado é indenizado. O valor da indenização é estabelecido com base no valor que consta na tabela Fipe.

Ajuda de custos em colisões

Os associados tem direito ao auxílio de até 75% do valor em reparos em oficinas credenciadas à associação.

Caso haja perda total, o proprietário pode reaver valor do veículo integralmente. Além do ressarcimento do valor, também há oferta de serviços de suporte com guinchos, bem como translado, retorno a domicílio ou acompanhamento hospitalar.

Indenização a terceiros

Como adicional também há como contar com a indenização a terceiros. Ou seja, é possível contar com uma assistência para indenizar terceiros quando o acidente causado for pelo próprio associado por conta de má sinalização, estradas ruins, etc.

Peças de reposição e serviços automotivos

Para os associados também há descontos em lojas de peças mecânicas, elétricas ou em serviços automotivos gerais como troca de óleo, revisão, manutenção.

Além dessas vantagens há muito mais com um custo-benefício bem em conta, vale a pena se inteirar e ver se o serviço se encaixa com as suas necessidades.

associação de proteção veicular

Qual é a Melhor Associação de Proteção Veicular do Brasil?

carros elétricos no Brasil

Carros Elétricos no Brasil: Veja os Modelos Disponíveis