5 sinais que seu veículo tem problemas na suspensão

Veja a seguir alguns sinais que indicam quando há problemas na suspensão do veículo!

Anúncios

A mecânica de um veículo pode até parecer complexa para algumas pessoas. Mas se você for um bom observador, certamente é possível identificar alguns problemas, mesmo não sendo um especialista no assunto. Um deles se refere aos problemas na suspensão.

A suspensão é uma parte do veículo que tem como objetivo abrandar as imperfeições do asfalto e proporcionar mais conforto. Ela também consegue manter a estabilidade do carro e garantir segurança.

Acontece que quando a suspensão está com problemas, normalmente o veículo começa a apresentar alguns sinais claros. Você sabe quais são eles?

Se não, acompanhe essa leitura e veja agora quais são os 5 principais sinais de problemas na suspensão do seu veículo. Assim terá como agir com antecedência se precisar de manutenção. Confira!

1. Perda de estabilidade em curvas é um dos sinais de problemas na suspensão

Um dos principais sinais de que há problemas na suspensão é a falta de estabilidade do carro ao fazer alguma curva.

Com o tempo os quilômetros rodados acabam desgastando os amortecedores e molas, bem como os demais componentes do veículo. É um desgaste natural que acontece com o uso e dependendo da quantidade de uso esse desgaste é mais rápido.

Um dos sinais é essa perda de estabilidade nas curvas. Ou seja, você pode sentir o carro puxando mais para um lado, ou então vibrando muito. E até perdendo o eixo de direção.

São detalhes importantes que indicam problemas que podem comprometer a segurança de motorista e passageiros. Portanto, é importante ficar atento para checar se de fato existe um problema. E, então levar seu veículo a uma oficina mecânica.

2. Oscilação na carroceria do veículo

Se você sente que seu carro parece um barco em alto mar muito agitado a todo momento, saiba que essa é uma oscilação incomum. E que precisa de verificação imediata, pois pode indicar problemas na suspensão.

As oscilações comuns acontecem quando se passa por ondulações no asfalto. Ou mesmo quando se está em velocidades altas, mas por curtos espaços de tempo.

Quando o problema permanece longos quilômetros é bom dar uma olhada na condição da suspensão do veículo.

3. Sinais de problemas na suspensão – Ruídos estranhos e vazamentos

Ouvir um barulho na suspensão é um sinal claro de alerta. Principalmente quando notar ruídos e barulhos que não são os habituais do seu veículo.

O barulho em si pode indicar que molas ou amortecedores do sistema de suspensão estejam desgastadas. Ou ainda que há possíveis vazamentos. Por isso, fique atento e na presença de qualquer barulho, leve seu carro na manutenção.

4. Volante vibrando

Sentir o volante trepidando ou vibrando é um indicativo de problemas na suspensão. Este pode ser um sinal de que as molas e os amortecedores precisam de substituição. Então é bom pensar em correr para uma oficina mecânica averiguar a suspensão.

É mais fácil observar essa trepidação em estradas e avenidas asfaltadas. Isso porque, nesse tipo de ambiente, geralmente ocorre uma trepidação incomum que não é decorrente de estradas esburacas, de terra ou paralelepípedos, por exemplo. Mas de um possível problema na suspensão do veículo.

5. A altura do veículo

Parece óbvio, mas um forte indicativo de que há problemas na suspensão é a própria altura do veículo. Se ele estiver mais baixo pode ser que haja problemas e ele necessite de reparos na suspensão.

Analise a distância entre o pneu e o para-lama e verifique se está menor que o normal ou coloque alguma carga leve no porta-malas e veja se a traseira do carro baixa demais, são boas maneiras de verificar se há problemas a serem resolvidos na suspensão.

Muitas vezes os sinais passam despercebidos ao longo do uso diário, na correria acabamos nem prestando tanta atenção quanto necessário. Mas a nossa segurança depende da boa qualidade do veículo e de ele estar em dia.

É muito importante ficar de olho a todos os sinais que indiquem problemas nos componentes do carro, não apenas problemas na suspensão, afinal, nosso conforto e segurança dependem dele.

Procure manter sempre as manutenções previstas no manual do proprietário sempre em dia, nas quilometragens certas, as trocas de óleos e filtros feitas, preze pela sua segurança e a de quem viaja com você.

Agora que você já sabe identificar os 5 principais problemas na suspensão, comece a prestar atenção e se for necessário, vá logo a uma oficina!

Perda total do carro

Quando é considerado perda total do carro?

Volvo

Volvo: Conheça principais veículos