Veja nesse artigo por que o preço da gasolina subiu tanto no Brasil e o que influencia essas mudanças constantes de preço!
O preço da gasolina vive variando e muitas pessoas não entendem por que isso acontece. A verdade é que há vários fatores para esses reajustes ocorrerem. Desde as políticas de importação, até as guerras, variação do preço do dólar entre outros fatores.
Se você constantemente se pergunta porque o preço da gasolina subiu é hora de tirar essas dúvidas.
Continue lendo e saiba porque a Petrobrás aumenta o preço da gasolina no Brasil. Além disso, veja também quais são os fatores que influenciam nesses aumentos.
Como é feito o cálculo do combustível?
Ainda nos primeiros meses de 2021 o diesel acumulou um aumento de 27,5% e a gasolina 34,8%. de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo. Mas por que o preço da gasolina aumentou assim?
Nesse caso, é preciso entender quais os fatores que influenciam no cálculo do combustível no Brasil. No geral, são quatro os fatores que influenciam o cálculo do preço gasolina:
- O preço das refinarias.
- O Custo do Etanol Anidro.
- A Distribuição e a Revenda.
- Os Impostos – CIDE; PIS/PASEP/ COFINS e o ICMS.
Mesmo que todos sejam grandes influenciadores no valor da gasolina, o principal fator ainda é o valor dos impostos praticados pelo governo para a configuração do preço final.
Porque o preço da gasolina é tão alto no Brasil?
Agora que você já entendeu a base de cálculos do preço da gasolina no Brasil, vamos entender por parte todos os fatores que colaboram para que o preço da gasolina seja alto assim no país.
O dólar também influência no valor dos combustíveis
Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de petróleo do mundo, garantindo a autossuficiência em combustíveis, o valor do dólar está diretamente ligado ao valor da gasolina no país. Mas por que isso acontece?
De modo geral, isso acontece porque o preço do petróleo, que é a base do diesel e da gasolina, depende diretamente da flutuação do preço do barril no mercado internacional. Afinal, o produto faz parte do grupo de commodities com classificação tanto de preço, como de qualidade padrão.
Isso acontece porque mesmo sendo o produtor do produto primário, o Brasil precisa importar o produto refinado para atendimento da demanda do país. E como o mercado exterior utiliza o dólar como moeda universal acaba sendo a base da precificação.
Preço da gasolina: Impostos e altos custos de produção
Como já vimos os impostos são grandes influentes no final, bem como os custos de produção, distribuição e revenda.
Começando pelo custo inicial de exploração, produção e lucro da Petrobrás, além do valor de refinaria já diluindo antes de sair para as ruas. Logo em seguida há a soma dos impostos que garantem boa parte do valor final.
Os impostos incluídos dizem respeito principalmente aos valores destinados ao pagamento de empregados e abonos (PIS/PASEP e COFINS), investimentos em projetos ambientais e transporte (CIDE) e sobre a circulação e prestação de serviços (ICMS).
Há também o custo do Etanol Anidro envolvido, que nada mais é que a mistura ao Etanol que a gasolina passa para chegar aos postos, incluindo junto o valor desse composto.
Por fim, há o valor de revenda e distribuição que também são inclusos no valor, ou seja, o custo que a empresa tem para comercializar o produto e a sua margem de lucro por litro.
Mercado internacional e reajustes
A alteração do dólar influencia o preço gasolina, mas a lei da oferta e da procura também compactuam para a oscilação do valor no mercado internacional, impactando diretamente o valor final no país.
Como você pode ver, são vários os fatores que influenciam no preço da gasolina dentro do país. Então a dica é buscar meios de economizar no abastecimento e evitar que essas constantes altas acabem comprometendo seu orçamento. Inclusive, fizemos um artigo sobre o que fazer para economizar gasolina. Veja o artigo completo nesse link e aproveite nossas dicas.