Pular para o conteúdo

Por que o preço da gasolina subiu? Saiba os fatores que influenciam no preço desse combustível

Veja nesse artigo por que o preço da gasolina subiu tanto no Brasil e o que influencia essas mudanças constantes de preço!

O preço da gasolina vive variando e muitas pessoas não entendem por que isso acontece. A verdade é que há vários fatores para esses reajustes ocorrerem. Desde as políticas de importação, até as guerras, variação do preço do dólar entre outros fatores.

Anúncios

Se você constantemente se pergunta porque o preço da gasolina subiu é hora de tirar essas dúvidas.

Continue lendo e saiba porque a Petrobrás aumenta o preço da gasolina no Brasil. Além disso, veja também quais são os fatores que influenciam nesses aumentos.

Como é feito o cálculo do combustível?

Ainda nos primeiros meses de 2021 o diesel acumulou um aumento de 27,5% e a gasolina 34,8%. de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo. Mas por que o preço da gasolina aumentou assim?

Nesse caso, é preciso entender quais os fatores que influenciam no cálculo do combustível no Brasil. No geral, são quatro os fatores que influenciam o cálculo do preço gasolina:

  • O preço das refinarias.
  • O Custo do Etanol Anidro.
  • A Distribuição e a Revenda.
  • Os Impostos – CIDE; PIS/PASEP/ COFINS e o ICMS.

Mesmo que todos sejam grandes influenciadores no valor da gasolina, o principal fator ainda é o valor dos impostos praticados pelo governo para a configuração do preço final.

Porque o preço da gasolina é tão alto no Brasil?

Agora que você já entendeu a base de cálculos do preço da gasolina no Brasil, vamos entender por parte todos os fatores que colaboram para que o preço da gasolina seja alto assim no país.

O dólar também influência no valor dos combustíveis

Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de petróleo do mundo, garantindo a autossuficiência em combustíveis, o valor do dólar está diretamente ligado ao valor da gasolina no país. Mas por que isso acontece?

De modo geral, isso acontece porque o preço do petróleo, que é a base do diesel e da gasolina, depende diretamente da flutuação do preço do barril no mercado internacional. Afinal, o produto faz parte do grupo de commodities com classificação tanto de preço, como de qualidade padrão.

Isso acontece porque mesmo sendo o produtor do produto primário, o Brasil precisa importar o produto refinado para atendimento da demanda do país. E como o mercado exterior utiliza o dólar como moeda universal acaba sendo a base da precificação.

Preço da gasolina: Impostos e altos custos de produção

Como já vimos os impostos são grandes influentes no final, bem como os custos de produção, distribuição e revenda.

Começando pelo custo inicial de exploração, produção e lucro da Petrobrás, além do valor de refinaria já diluindo antes de sair para as ruas. Logo em seguida há a soma dos impostos que garantem boa parte do valor final.

Os impostos incluídos dizem respeito principalmente aos valores destinados ao pagamento de empregados e abonos (PIS/PASEP e COFINS), investimentos em projetos ambientais e transporte (CIDE) e sobre a circulação e prestação de serviços (ICMS).

Há também o custo do Etanol Anidro envolvido, que nada mais é que a mistura ao Etanol que a gasolina passa para chegar aos postos, incluindo junto o valor desse composto.

Por fim, há o valor de revenda e distribuição que também são inclusos no valor, ou seja, o custo que a empresa tem para comercializar o produto e a sua margem de lucro por litro.

Mercado internacional e reajustes

A alteração do dólar influencia o preço gasolina, mas a lei da oferta e da procura também compactuam para a oscilação do valor no mercado internacional, impactando diretamente o valor final no país.

Como você pode ver, são vários os fatores que influenciam no preço da gasolina dentro do país. Então a dica é buscar meios de economizar no abastecimento e evitar que essas constantes altas acabem comprometendo seu orçamento. Inclusive, fizemos um artigo sobre o que fazer para economizar gasolina. Veja o artigo completo nesse link e aproveite nossas dicas.