Porque o Preço dos Carros Usados Subiram Tanto?

Descubra porque o preço dos carros usados subiram tanto durante a Pandemia!

A Pandemia do COVID-19 afetou a economia em diversos setores. E no mercado de veículos não foi diferente. Foram vários reajustes sucessos que fizeram o preço até dos veículos usados alcançar os maiores índices dos últimos anos. Em razão disso, o que muitos brasileiros querem entender é porque o preço dos carros usados subiram tanto.

Anúncios

A alta no preço de carros novos, seminovos e usados é uma condição que vem ocorrendo desde 2019. No geral, existem alguns motivos que justificam esse aumento significativo nos valores dos veículos. Você sabe quais são eles?

Ainda não? Então acompanhe esse artigo na integra e saiba porque os valores dos carros usados subiram tanto.

Relação Pandemia x Alta nos Preços

A Pandemia causou estragos diversos pelo mundo todo. Na economia atingiu milhares de setores forçando o mercado a se reerguer da melhor forma possível. E isso impactou muito nos valores oferecidos aos consumidores.

No mercado de veículos o cenário não é diferente. Hoje, dependendo do modelo, há concessionárias e lojas multimarcas vendendo carros usados com preços de carros novos zero km.

Então porque não comprar um carro novo ao invés de um carro usado?

A situação da alta nos valores não é diferente quando se fala de carros novos. A quantidade de reajustes sucessivos foi tanta, que atualmente um carro compacto novo pode custar mais de 100 mil reais.

Diante disso, quem pretende adquirir ou trocar de carro, está recorrendo a compra de carros usados. Ainda que a alta dos preços esteja tornando essa possibilidade cada vez mais inviável.

Entenda porque o preço dos carros usados subiram tanto

A princípio, a alta no preço dos carros usados vai muito além dos impactos econômicos da Pandemia. Algumas consequências advêm diretamente dela, mas outros são exclusivos do mercado Brasileiro.

Abaixo listamos seis dos maiores motivos do porque o preço dos carros usados subiram tanto, acompanhe:

1 – Estoque baixo de carros usados e seminovos

O baixo estoque dos carros nas lojas e concessionárias pressiona automaticamente a alta nos preços. Isso porque o estoque dessa categoria de veículos atualmente se encontra abaixo da média nas concessionárias.

Com o aumento na demanda por carros usados, há muita dificuldade em repor o estoque. O resultado é uma elevação nos preços para compensar a queda de volume de carros comercializados.

2 – Indisponibilidade de modelos zero km

Por conta da Pandemia, o fornecimento de peças essenciais para produção de alguns modelos de carros novos ficou comprometida. Diante disso, algumas fabricantes tiveram que retirar alguns modelos do mercado. O Chevrolet Onix, por exemplo, foi um dos modelos que teve sua oferta paralisada em abril de 2021.

Essa indisponibilidade gerou um aumento na demanda por veículos seminovos e usados. Como resultado, a falta de equilíbrio entre a oferta e procura acabou subindo os valores. O que justifica porque o preço dos carros usados subiram tanto.

3 – O retorno gradual da economia

Nos últimos meses, a economia vem dando sinais de que está se recuperando gradualmente. Já é possível notar um aumento na demanda e consumo de produtos e serviços, algo que também se aplica aos carros usados.

Por outro lado, a oferta de veículos usados ainda deixa a desejar. Então quando há muita procura e pouca oferta, a tendência é que os preços subam. Portanto, podemos considerar esse retorno gradual da economia como um forte motivo que justifica porque o preço dos carros usados subiram tanto.

4 – Alta no ICMS

Outra razão que justifica porque o preço dos carros usados subiram tanto é a alta no ICMS em São Paulo.

O Governo Paulista é dono da maior frota de veículos do Brasil com cerca de 30 milhões de carros. No começo de 2021 houve uma elevação das alíquotas de ICMS tanto para usados como para novos e seminovos.

Os preços ficaram muito mais altos em comparação a outros lugares. E a relevância do mercado paulista que é responsável por boa parte da produção no país acabou impactando o restante do Brasil.

Como pode perceber, são vários os motivos que justificam porque os carros usados subiram tanto. E até que a economia melhore consideravelmente e o cenário de Pandemia se estabilize, a tendência é que esses valores cresçam ainda mais!

honda biz 2022

Honda Biz 2022: Veja o Preço e Demais Informações

comprar carros que saíram de linha

Vale a Pena Comprar Carros que Saíram de Linha?