Pneus verdes: o que são?

Conheça agora tudo sobre os chamados pneus verdes e aproveite para tirar suas dúvidas!

Os pneus verdes são uma iniciativa ecológica da indústria automobilística que traz consigo um conceito mais sustentável. Isso porque seu processo de fabricação envolve um composto especial promete uma maior economia de combustível.

Anúncios

Mas o que é realmente são esses pneus verdes? E o quanto vale a pena optar por eles? Entenda mais sobre esses pneus e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que são pneus verdes?

Os pneus verdes nada mais são do que um tipo de pneu que segue uma linha de fabricação mais sustentável. No geral, eles são confeccionados com borracha, sílica e um composto especial que dá origem à peça ecológica. Basicamente é este composto que influencia nas propriedades do pneu em situação de rodagem tornando-o uma versão mais sustentável.

Os pneus são mais leves e aquecem menos impactando na cadeia de consumo de combustível. Desse modo, ele não só ajuda a preservar o meio ambiente, como auxilia o motorista a economizar mais.

E não, os pneus não são verdes de fato. Eles continuam pretos, como qualquer outro pneu convencional.

O destaque para o segmento é a leveza e menor resistência à rolagem que gera a economia. Nesse caso, com os pneus verdes é possível contar com cerca de 8% de redução no consumo de gasolina. Dessa forma a emissão de CO2 pelo motor também diminui em pelo menos 5%.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Ou seja, a solução dos pneus verdes impacta diretamente com a produção e o consumo de petróleo. E também diminuem o impacto negativo ao meio ambiente e ainda ajudam o bolso dos motoristas economizando com gastos em combustível.

Os pneus verdes Pirelli, por exemplo, já se destacam nesse segmento. Mas outros como os Dunlop ou os Bridgestone também já oferecem produtos de ótima qualidade com foco ecológico.

Pneus ecológicos: a prova de testes

Para que se prove a eficiência dos pneus ecológicos tanto para consumidores, fábricas e para a imprensa foi elaborado um teste, o Coasting. Esse teste mede se há ou não uma redução de atrito da borracha com o asfalto. Assim, é possivel certificar de que esses pneus de fato oferecem as vantagens já citadas acima.

O Coasting diz respeito ao rodado livre, sem uma propulsão motora, se utilizando apenas do embalo. E funcionou da seguinte forma:

Um carro equipado com os pneus ecológicos foi acelerado em uma via reta até atingir a marca de 70 km/h e foi submetido ao desligamento de motor. A partir desse momento é observado o quando o carro irá rodar até parar por completo.

Em uma segunda etapa desse teste o carro é equipado com pneus tradicionais e a mesma dinâmica é repetida para colher os dados.

É feita a comparação entre as duas testagens pelo hodômetro. Com os pneus tradicionais o veículo rodou 990 metros. Enquanto isso, com os pneus verdes rodou 45% a mais, ou seja, 1.435 metros.

Desse modo, é possível conferir que os pneus ecológicos realmente tem uma usabilidade eficiente que cumpre com o que oferece.

Pneus verdes preço: compensa investir nesses pneus?

A verdade é que os pneus verdes são um pouco mais caros que as demais opções. Mas a decisão de investir ou não no segmento é variável de pessoa para pessoa.

Isso quer dizer que não é possível afirmar que os pneus verdes são bons ou ruins já que a opinião é bastante pessoal, mas cabe a você como consumidor se fazer pelo menos 6 perguntas antes de investir nessa opção sustentável:

  1. Eu valorizo produtos sustentáveis com que nível de importância?
  2. Realmente ajuda o meio ambiente e diminui o consumo de combustível como promete?
  3. A aparência dos pneus verdes me agrada?
  4. Qual razão me faz adotar essa mudança com pegada mais ecológica?
  5. A diferença de valor cabe no meu bolso?
  6. Meu veículo aceita todo tipo de pneu? Inclusive os pneus ecológicos?

A ideia do sustentável ultimamente vem ganhando força em vários segmentos e priorizar o cuidado com o meio ambiente é fundamental, mas e você, pensa em aderir?

Webmotors Car10

Webmotors Car10: Conheça os serviços disponíveis

Tesla no Brasil

Tesla no Brasil? Saiba como conseguir