Pneu meia vida: Saiba o que é e se vale a pena comprar

Confira nesse artigo tudo o que precisa saber para descobrir se vale a pena comprar pneu meia vida para seu veículo!

Uma das partes do carro que necessitam de manutenção e trocas são os pneus. Mas será que é válido gastar menos ao comprar um pneu meia vida ou é melhor investir em novos?

Essa é uma dúvida que pode surgir quando se pretende diminuir os gastos na hora de realizar a manutenção. Porém é preciso considerar muitos pontos desde a segurança até a própria economia antes de tomar essa decisão.

Se você está pensando em investir nos pneus meia vida, mas tem dúvida se vale a pena, continue lendo. E veja agora o que é e se o pneu meia vida é bom, identificando o quanto vale a pena ou não investir nesse tipo de pneu. Confira!

Pneu meia vida o que é?

O pneu meia vida é um tipo de pneu usado, mas que ainda tem vida útil. Ou seja, ele mantém as características técnicas e as dimensões, porém, com certo desempenho e estabilidade reduzidos.

A principal vantagem na utilização de pneus com meia vida é que seu custo de aquisição é mais baixo. É possível usa-los ainda por muitos quilômetros, sem comprometer sua segurança. No entanto, é importante saber qual a origem e histórico do pneu escolhido, até mesmo para evitar problemas futuros.

Vale a pena?

Existem sempre prós e contras na hora de fazer uma escolha. E quando se trata de comprar ou não pneus meia vida, não é diferente. Por isso é bom avaliar se vale a pena ou não pesando as vantagens e desvantagens desse tipo de pneu.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Para isso considere que:

  • Um pneu meia vida normalmente tem um custo de aquisição bem mais baixo que um pneu novo.
  • Um pneu novo te dá muito mais segurança e estabilidade, o que um já usado pode não garantir comprometendo seu veículo e gerando riscos à sua vida e de seus passageiros.
  • A origem de pneus novos é verdadeira e normalmente tem um tempo de garantia, enquanto ao optar por comprar pneus meia vida você provavelmente não saberá o histórico e não há garantias.
  • Pneus novos podem rodar até 50 mil quilômetros, enquanto um pneu meia vida pode estar quase no fim de sua utilidade ou não, já que você não tem total noção do tempo de vida útil.

Por fim, verifique se o custo-benefício do produto é válido colocando a prova os riscos a sua segurança e a integridade do seu veículo. E se investir nesse tipo de pneu pode não causar danos futuros que custarão bem mais ao seu bolso.

Onde comprar pneu meia vida?

É possível encontrar pneus usados em borracharias, mecânicas ou lojas de pneus e peças reutilizadas. Vale ressaltar que o pneu meia vida preço pode variar de acordo com o aro e a vida útil indo de R$ 40 até R$ 70 por pneu.

Confira algumas dicas na hora de comprar um pneu já usado:

  • Preste atenção à espessura da borracha. Se houver muito desgaste há maiores riscos de faltar estabilidade e comprometer sua segurança causando acidentes.
  • Observe o pneu por fora, se atende a detalhes de possíveis concertos que possam ter sido feitos, se há remendos ou partes ovaladas. Tudo isso pode ocasionar imprevistos para você no futuro.
  • Verifique se os sulcos estão ainda dentro do limite.
  • Busque informações sobre o histórico do pneu embora muitas vezes seja difícil ter uma prévia da antiga utilização. Tente descobrir a qual carro pertence, para que se usava o carro (na cidade, no campo, para carga, etc), quanto tempo ainda tem de vida útil.

Podemos concluir que na melhor das hipóteses o ideal é seguir as recomendações do manual do veículo e realizar a troca dos pneus por novos.

No entanto, diante de optar por um pneu meia vida busque levar em consideração todos esses quesitos e preze pela sua segurança em primeiro lugar.

Kia Niro Hybrido

Niro: Confira o híbrido da Kia

calibragem de pneus

Qual a importância da calibragem de pneus e como fazer