Como saber se o pneu está careca?

Veja nesse artigo os principais sinais que indicam quando seu veículo está com o pneu careca!

Muitas pessoas circulam com pneu careca, e nem imaginam os riscos que estão correndo ao transitar dessa forma.

Anúncios

Circular por aí com os pneus nessas condições pode trazer prejuízos para o seu carro e riscos de colisão. Mas, como identificar quando o pneu está nesse estado?

Se você não faz ideia de como saber quando o pneu está careca, continue lendo esse artigo. E confira alguns sinais que podem ajudar você a descobrir se os pneus do seu veículo estão careca. Fique conosco e entenda melhor sobre o assunto.

Pneu careca como saber

É muito simples de identificar se os pneus estão carecas, basta você ficar atento a esses 3 sinais:

Sulcos lisos

Os sulcos do pneu, são as fissuras que mantém contato com a pista, quando você compra tem uma profundidade. A espessura desses sulcos é o que permite o escoamento da água em dias chuvosos, bem como estabilidade entre pneu e pista.

Com o desgaste esses sulcos vão diminuindo, em alguns casos ficam lisos, sinalizando um pneu careca.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

O teste para você verificar se a espessura está correta é usar uma moeda grande, tipo a de R$ 1,00 e passar nos sulcos. Se a borda dourada ficar aparecendo, não está na espessura adequada.

Então, é necessário realizar a troca desse pneu!

Freio sem eficiência por causa de pneu careca

Quando você freia, percebe que seu veículo se arrasta um pouco ou não responde da forma que você gostaria. Provavelmente, está com problemas de pneu careca.

Para o veículo ser freado é necessário que aconteça um atrito entre a pista e o pneu. Se o pneu estiver sem os sulcos, estando liso, demora mais para acontecer esse atrito. Em casos mais extremos, acontece inclusive de o veículo derrapar.

Desalinhamento do veículo

Muitas vezes ao dirigir você percebe que seu automóvel está puxando mais para um lado, não ficando alinhado na pista. Ele parece não estar equilibrado corretamente. Isso acontece porque com os desgastes do pneu ocorre prejuízo para a suspensão.

Você pode realizar um teste. Em uma rua asfaltada de reta longa, perceba se ele segue um período longo em linha reta. Ou então se fica pendendo para um dos lados. Caso seu veículo não consiga seguir em linha reta, talvez seus pneus estejam carecas e será preciso visitar uma oficina para revisão.

Dicas para evitar pneus carecas

Até aqui você entendeu como identificar um pneu careca. Mas, tão importante quanto identificar o problema é adotar medidas para elevar o tempo de vida útil dos pneus. E, com isso, evitar que eles fiquem carecas rapidamente.

Veja abaixo as dicas que separamos e aprenda como evitar pneus carecas no seu veículo.

Invista em pneus de qualidade boa

Às vezes, queremos economizar, mas o barato pode sair caro. No caso dos pneus, vale a pena investir em marcas conhecidas e de boa durabilidade.

Isso porque a qualidade do pneu influencia diretamente no tempo que ele vai levar para desgastar os sulcos. Portanto, quando o assunto for pneus, invista com consciência e adquira pneus de boa qualidade e procedência.

Faça revisões constantes no veículo

Quando você realiza as revisões no tempo adequado, consegue perceber o momento de fazer a troca dos pneus. E isso impede que eles cheguem a ficar careca.

Além disso, com as revisões em dia, você garante uma geometria e balanceamento adequado, evitando desgastes desproporcionais nos pneus.

Evite rodar em ruas acidentadas

Sabemos que nem sempre na cidade há a manutenção correta das vias. Mas, o ideal é que você prefira rotas que possuam menos buracos e irregularidades.

Ao usar pistas muito ruins, promove mais desgastes nos pneus.

Pneu careca infração

O uso de pneu careca dá multa, pois no Código de Trânsito Brasileiro, ele é proibido. Quem roda com pneu careca, está com inadequação de equipamento obrigatório, assim como configura infração gravíssima.

Correspondendo a perda de 5 pontos na CNH, assim como a multa fica no valor de R$195,23, há casos que o veículo fica retido para fiscalização.

Além disso, o uso de pneu careca gera risco para as pessoas, pois aumenta muito a chance de acidentes.

Portanto, agora que já entende o que é o pneu careca e como evitar, aplique as dicas acima e deixe esse problema longe do seu veículo!

isenção táxi

Como comprar Taxi com isenção

veículos para trilha

Para quem gosta de aventura: Melhores veículos para Trilha