Peças remanufaturadas e recondicionadas: Descubra a diferença

Descubra agora qual a diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!

Precisa trocar uma peça do seu veículo e não quer investir em uma nova? Assim como você, milhares de outros condutores também passam pela mesma situação. E nessas horas a busca por peças remanufaturadas e recondicionadas. Mas será que existe diferença entre essas duas peças?

Anúncios

Nesse artigo, vamos explicar mais detalhes sobre o processo de reaproveitamento dessas peças usadas e relevar qual das duas é a melhor, se peças remanufaturadas ou recondicionadas. Confira!

O que são peças remanufaturadas?

As peças remanufaturadas são peças que tiverem utilidade em um determinado período e não contam com danos ou defeitos. Isso porque elas já fazem parte de um sistema maior que estar em desuso por conta de alguma quebra.

Muitas vezes as lojas vendem essas peças sem reparação e sem apresentar defeitos respeitando as especificações da garantia original. Além disso, os valores podem chegar até 50% do valor de peças novas.

O processo de remanufatura dessas peças segue cinco etapas:

  1. Desmontagem pela empresa original e autorizada.
  2. Determinação do estado de conservação.
  3. Descarte de componentes com defeito.
  4. Substituição por componentes novos.
  5. Venda da peça.

O que são peças recondicionadas para carros?

As peças recondicionadas são aquelas que quebraram ou tem presença de defeitos ao longo de sua vida útil. Para que possam se utilizar novamente, primeiramente é feita uma reforma nos componentes das peças, reduzindo seu valor para venda para cerca de 25% a 35% a menos que as peças novas.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

O processo de recondicionamento dessas peças segue quatro etapas:

  1. Desmontagem por qualquer empresa.
  2. Reparo de componentes com falhas ou danos.
  3. Acabamento para melhorar o visual.
  4. Venda.

Principais diferenças

As peças remanufaturadas ou recondicionadas correspondem a itens já usados, ou seja, de segunda mão. Mas, há diferenças entre elas que são bastante importantes de entender, veja:

  • As peças remanufaturadas são produzidas pelo próprio fabricante, ou seja, são originais. Além disso, elas não podem apresentar danos, assim como são submetidas a testes de qualidade.
  • Peças recondicionadas são aquelas recuperadas por qualquer empresa, não há histórico de danos. Elas são ajustadas para ter uma vida útil maior, não tem suporte técnico qualificado para realizar manutenção, assim como não há garantia de qualidade e segurança.

As remanufaturadas são boas?

Adquirir peças recondicionadas não é uma ação inteligente. Primeiramente, sobretudo considerando os vários prós das peças remanufaturadas com garantia de qualidade e segurança, que as outras não tem.

Para economizar pode ser tentador investir neste tipo de peça. No entanto, caso opte por essa opção é investir nas peças remanufaturadas, já que oferecem testes que garantem a qualidade dos componentes pela empresa original, assim como segurança ao seu veículo.

Vantagens das peças remanufaturadas automotivas

As peças remanufaturadas, além mais econômicas que peças novas, também oferecem outras vantagens interessantes, como:

  • Garantia pelo fabricante – Nada melhor que saber de onde vem e da qualidade de uma peça, além de ter garantia da empresa que fabricou que poderá se responsabilizar caso ocorra algum imprevisto, bem como dano oferecendo o serviço de substituição.
  • Qualidade de uma peça nova em uma usada – Com muitos testes e procedimentos detalhados feitos pelo próprio fabricante a peça remanufaturada acaba com a qualidade de uma peça nova.
  • Diminuição do lixo automotivo, poluição e danos ao meio ambiente – Menos lixo automotivo, menos poluição, menos impacto ambiental ruim, mais sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. Por isso, com certeza, o meio ambiente agradece!
  • Menos reparos – Com uma peça reparada a vida útil dela aumenta o que faz com que o veículo acabe precisando de bem menos reparos tendo ele muito mais disponível para você.
  • Menor risco de ir parar na oficina mecânica – Primeiramente, com uma peça que ateste garantia de qualidade e segurança o risco é bem menor de passar por um problema ou ter danos diminuindo as chances de ir parar na oficina mecânica.

Agora que você entendeu a principal diferença entre as duas, não deixe de pensar em todos esses benefícios na hora de trocar as peças do seu veículo!

gp leilões

GP leilões é confiável?

Jeep Compass 4xe

Jeep Compass 4xe: Conheça o Modelo híbrido que está chegando no Brasil