Saiba quando trocar a pastilha de freio do seu carro

Veja a seguir todos os detalhes para saber quando trocar a pastilha de freio do seu veículo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todo motorista sabe que o sistema de frenagem é muito importante principalmente para a segurança dos passageiros e do condutor.

E quando esse sistema começa a falhar, quase sempre o problema está associado a pastilha de freio. Você sabe o que é, para que serve e quando deve trocar a pastilha de freio?

Se você tem dúvidas sobre como trocar pastilha de freio, valor, função e demais perguntas, continue lendo. E descubra tudo sobre o assunto.

O que é e como funciona a pastilha de freio?

As pastilhas de freio são peças pequenas que compõem o sistema de frenagem a disco. Elas são normalmente encontradas na parte traseira do carro, no conjunto de rodas.

Basicamente, seu funcionamento se dá através do pedal de freio que quando acionado reduz a velocidade do disco. O que, por sua vez, faz com que a rotação do veículo diminua até que ele pare por completo.

Ou seja, o atrito gerado pela pastilha contra o disco metálico ou de fibra de carbono tem como função ajudar o carro a reduzir sua velocidade. Em outras palavras, elas funcionam como um componente abrasivo.

A pastilha de freio possui uma mecânica muito simples, mas cuidar delas de forma correta é indispensável. Principalmente quando a função que elas desempenham envolve a segurança de motorista e passageiros.

Sem as pastilhas a frenagem do carro é prejudicada, aumentando o risco de ocorrer acidentes sendo de fundamental importância e relevância saber a hora certa de trocar, observando os sinais de desgaste.

Sinais de desgaste

Prestar atenção ao veículo faz parte do dia a dia e para saber quando trocar pastilha de freio é preciso começar a ficar mais atento.

Confira os principais sinais para saber a hora exata de quando trocar pastilha de freio:

  • Ruídos – Esteja com os ouvidos atentos porque um dos principais sinais para saber quando e se programas para onde trocar pastilha de freio é ouvir seus ruídos. Quando houve ruídos metálicos constantes durante a frenagem é preciso redobrar atenção e verificar se não está na hora de trocar.
  • Espessura – Outro sinal que diz o momento certo de trocar é a espessura da peça que ao atingir seu mínimo que é 2mm deve ser feita a troca imediatamente, pois perde todo o desempenho comprometendo a segurança.
  • Eficácia de frenagem – Outro ponto a se observar é se a eficiência dos freios está boa, isso pode ser facilmente percebido ao sentir um desconforto no pedal e haver certa dificuldade de frenagem, além de vazamento de fluído e desgaste do disco que podem entregar esse detalhe.
  • Quilometragem rodada – Mesmo que a pastilha de freio muitas vezes não apresente desgaste ou sinais de perigo é preciso trocar depois de um certo tempo. O tempo ideal para realizar essa troca é de 20 em 20 mil quilômetros rodados.


Quanto custa trocar pastilha de freio?

Uma dúvida muito comum pelos motoristas é o valor envolvido na troca de pastilha de freio. Esse valor costuma variar de acordo com a marca, bem como o material utilizado e até mesmo com o modelo do veículo.

Mas, de forma mais específica, um carro modelo Gol G5, por exemplo, pode ter um custo de R$ 50 a R$ 200. Isso fora a mão de obra da oficina mecânica que irá realizar a troca.

Agora que você já entendeu a importância, o funcionamento e como identificar os sinais de desgaste, já sabe que manter a pastilha de freio sempre em dia é essencial para a segurança de todos que viajam no seu veículo, de motorista a passageiros.

Portanto, não deixe de manter as revisões e manutenções em dia, além de sempre estar atento ao que acontece no seu veículo!

Balanceamento e alinhamento

Qual a diferença entre Balanceamento e alinhamento?

Parcela amiga

Parcela amiga: O serviço que renegocia a dívida do seu financiamento