Como funciona um odômetro e qual sua finalidade

Saiba agora mais detalhes sobre como funciona o odômetro e para que ele serve!

Usados para medir a quilometragem, o odômetro é um aparelho mecânico presente nos veículos. Contudo, suas versões mais conhecidas já tem seus dias contados, abrindo espaço para versões computadorizadas.

Anúncios

O funcionamento do hodômetro do veículo é interessante, mesmo sendo bem simples através de um conjunto de engrenagens.

Saiba o que realmente é um odômetro, como ele funciona e qual sua finalidade e importância!

O que é odômetro?

Odometro é um termo composto pelas palavras “odo/hodo” que significa “caminho”, e “metro” que faz menção ao que está sendo medido.

Em outras palavras, o odômetro ou hodômetro é um aparelho mecânico que mede a distância percorrida em quilometragem nos veículos. Ele normalmente se encontra no painel do carro.

Até pouco tempo atrás só existia esse aparelho na versão analógica. Mas com o avanço da tecnologia, ele passou a ter uma versão digital.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

O odômetro trabalha em conjunto com o velocímetro em veículos. E hoje em dia pode ser encontrado inclusive em aplicativos como o próprio GPS utilizado diariamente.

Como funciona o odômetro mecânico?

O odômetro mecânico funciona a partir de engrenagens que giram por um cabo flexível feito de mola. Essas engrenagens atuam no eixo de saída da transmissão e giram esse cabo que é conectado ao eixo de entrada do aparelho.

Esse eixo de entrada então aciona o eixo de rosca que aciona a engrenagem. E se repete até que os números no painel comecem a girar indicando a quilometragem percorrida.

Como funciona o digital?

O odômetro digital funciona através de um sensor magnético que capta a passagem de cada dente numa roda dentada montada na saída de transmissão.

Ele funciona basicamente como um o computador em que as informações passam para o painel por meio de um fio de barramento de comunicação que se encontra entre a unidade de controle do motor e o painel.

Os odômetros digitais podem ser rebobinados ao dar marcha ré no carro. Porém não é recomendado o uso desse “macete” para alterar a quilometragem do veículo. Sobretudo porque essa prática normalmente está sujeita a problemas judiciais.

Existe diferença entre o odômetro e o velocímetro do carro?

Mesmo que ambos aparelhos trabalham juntos, sejam de certa forma semelhantes e se encontrem no painel do carro, o odômetro e o velocímetro são coisas totalmente diferentes.

O odômetro parcial mede os quilômetros rodados. Enquanto isso, o velocímetro se responsabiliza por medir a velocidade de locomoção do veículo.

Por que consultar a quilometragem do carro é importante?

Não é novidade que muitos carros possuem quilometragem adulterada. E mesmo que adulterar a quilometragem do veículo em odômetro mecânico seja um pouco mais difícil, isso acontece da mesma forma que em odômetro digital.

Trata-se de uma prática comum e que não é facilmente identificada em vistorias. Principalmente quando se trata de painéis digitais.

Por isso ao comprar um carro procure sempre consultar o verdadeiro histórico do veículo. Afinal, é a partir desse histórico que você terá certeza sobre a integridade e veracidade da quilometragem apresentada no painel e no odômetro.

Consultar o histórico do veículo não é difícil e está disponível no site do Detran pela placa e RENAVAM do carro, bem como em outros sites que oferecem consultas mais completas do histórico geral do carro.

Vale a pena pesquisar a fundo, antes de fechar negócio e acabar comprando algo que teve o sistema adulterado e pode apresentar maiores problemas no futuro, problemas esses que você provavelmente não estará esperando.

Agora que você já sabe o que é odômetro e para que ele serve, sempre ao comprar um veículo tenha cuidado de inspecionar junto ao vendedor o histórico do carro e não confie apenas no que está registrado nesse aparelho. Afinal, em sua versão digital, as chances de adulteração são maiores, representando um risco para sua negociação!

Foco Leilões

Foco Leilões: Descubra como participar dos leilões

leilão de motos

5 leiloeiras que oferecem leilão de motos