Confira nesse artigo o que é octanagem da gasolina, qual sua importância e a taxa mínima de octanagem que se pode usar no veículo!
Desde 2020, entraram em vigor novas normas da ANP com o propósito de deixar a gasolina similar à vendida no exterior. Para isso, além da densidade, também aumentou a octanagem da gasolina. Mas o que é octanagem?
Índice de grande importância, a octanagem possui relação direta com a potência do motor. Além disso, ele apresenta relação direta com um problema muito comum, que é a batida de pino.
Apesar disso, muitas pessoas sequer fazem ideal do seu significado. Se este é o seu caso, continue lendo esse artigo. E fique por dentro sobre o que é Octanagem de gasolina e qual a medida mínima que se deve usar no veículo. Confira!
O que é Octanagem?
Basicamente, a Octanagem se refere ao índice de resistência do combustível à pressão que ele sofre dentro das câmaras de combustão de um motor.
Ou seja, é o índice de resistência do combustível à queima espontânea em razão de alguns fatores como:
- Mistura do ar
- Aumento de pressão, ou então de temperatura
- E demais fatores atrelados ao combustível.
É importante que o condutor avalie bem a Octanagem da gasolina que ele utiliza. Para isso, é preciso analisar sua qualidade a partir da testagem de densidade. Trata-se de uma relação que mede o quanto de gasolina é pura em cada litro oferecido ao consumidor final.
Mas para entender tudo isso é preciso, antes de mais nada, entender como funciona um motor de carro.
Como funciona o motor do carro?
Os motores à combustão funcionam a partir de explosões que acontecem dentro dos cilindros onde o ar comprimido se mistura ao combustível.
São essas explosões que empurram o pistão para baixo e geram energia mecânica para movimentar o carro. Quanto mais compressão de mistura, mais forte a explosão e mais potência gera no motor.
O óleo diesel, a gasolina e o álcool são fontes de energia de motores à combustão. Então, se esses combustíveis forem de má qualidade, eles serão prejudiciais aos veículos podendo causar danos alarmantes.
Por que a octanagem da gasolina é importante no funcionamento do motor?
Muitos acham que a octanagem é importante apenas para medir a qualidade da gasolina. Afinal, quanto maior a octanagem, maior é a resistência da gasolina à detonação e, consequentemente maior será sua qualidade.
Contudo, este índice também é importante para o funcionamento do motor. Sobretudo porque quanto mais elevado ele mostra ser, maior a taxa de compressão que o motor é capaz de suportar. Isto, por sua vez, demonstra o quão elevado é a potência do motor.
Qual a taxa mínima de octanagem que se deve usar?
A taxa de octanagem para cada motor é descrita no manual do proprietário do veículo. Mas na maioria dos automóveis brasileiros a definição é de 92 octanas RON.
Desde o dia 1º de janeiro de 2022 a gasolina comum passou a ter octanagem mínima de 97 RON. A diferença para a gasolina aditivada está no pacote de aditivos detergentes e dispersantes que agem limpando o sistema de injeção diminuindo os efeitos de oxidação do motor.
Além disso, o combustível premium torna o processo de combustão mais eficiente melhorando também o desempenho do veículo devido ao seu alto índice de octanagem.
Para veículos mais potentes e para os importados o recomendado é utilizar o combustível premium por sua quantidade maior de octanas que aumenta a potencia e capacidade do motor.
Quanto aos proprietários de carros comuns o básico é o ideal, ou seja, a octanagem gasolina comum basta. Mas, se deve ter atenção com a qualidade da gasolina e do posto em que se abastece, conferindo o produto consumido de perto.
Você já sabia o que é Octanagem e qual sua importância no funcionamento do motor do seu veículo? Já pegou o manual para conferir qual a quantidade de octanas do seu carro? Pois, não deixe de conferir e preservar seu bem.