O que é Renavam e como consultá-lo

Confira nesse artigo o que é Renavam, sua importância e como consultar esse registro!

Existem alguns documentos importantes que são associados aos veículos e precisam ser conhecidos pelos condutores. Dentre eles estão própria CNH – Carteira Nacional de Habilitação e o Renavam. No entanto, ainda existem pessoas que não sabem o que é Renavam e qual sua importância.

Anúncios

Sabendo disso, preparamos esse artigo com todos os detalhes sobre este documento tão importante. Continue sua leitura e saiba agora o que significa Renavam, bem como a importância em conhecer o documento, para que é usado e como consulta-lo. Confira!

O que é Renavam?

Saber o que é Renavam é muito importante pois ele é o número que identifica o seu veículo. Ou seja, ele é como se fosse o número do CPF ou RG, mas direcionado ao veículo.

O Renavam ou Registro Nacional de Veículos Automotores é um número único de registro de cadastro do veículo ligado ao Detran estadual. Esse registro possui códigos específicos para cada modelo de veículo dando acesso às informações de cadastro veicular muito mais fácil e rápida.

Que informações constam neste documento?

Agora que você já sabe o que é Renavam, vamos as considerações de o que consta nesse número de registro.

Neste documento há diversas informações sobre o veículo que vão desde o número do chassi, cor do veículo e tipo de combustível. Até o modelo, marca, ano e município ou dados sobre restrições, débitos de IPVA e multas do carro.

Um ponto importante é que o número do Renavam não tem validade, sendo insubstituível. Ou seja, a partir do momento em que este documento é emitido, ele sempre será o mesmo para aquele veículo. Independentemente de mudança de dono, estado ou então placa.

As informações que constam na consulta deste documento são muito importantes. Tanto para regularização de débitos ou situações em aberto como multas, IPVA, licenciamento ou então demais irregularidades. Quanto para ter noção do que possa estar errado com um automóvel a venda, por exemplo.

Onde encontro o número do Renavam Detran?

Fazer o renavam consulta é bem fácil e simples. Basta ter em mãos o documento do veículo, onde devem construir informações do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em mãos.

No documento do veículo, entre as demais informações e lacunas está impresso o número do Renavam, sendo bem fácil de encontra-lo.

Lembrando também que é possível ter acesso a esse número de registro tendo em mãos somente o CRV – Certificado de Registro de Veículo.

Como descubro o Renavam pela placa?

Outra forma de consultar este documento é pelo número da placa do veículo. Esta é uma maneira prática de acesso ao código, porém só é possível realizar essa consulta em sites pagos de consulta veicular já que é uma informação sensível.

Dessa forma, ao negociar veículos há a possibilidade de realizar a consulta do RENAVAM pela placa para que tenha acesso aos dados do veículo.

Como realizo a consulta no site do Detran?

Para realizar a consulta do Renavam no site do Detran é preciso já ter em mãos o código de registro. Com ele acesse o site oficial do Detran do estado onde o veículo está registrado e, então, siga esse passo a passo abaixo que não terá erros:

  1. No menu procure pela guia “consulta de informações”
  2. Depois que fizer isto, busque por “consulta Renavam”.
  3. Coloque os dados solicitados pelo site e clique em “consultar”
  4. Pronto, todos os dados referentes ao veículo pesquisado irão aparecer na tela.

Agora que você já sabe o que é Renavam e a importância desse número de registro, não deixe de ao negociar um veículo realizar a consulta para checar o real estado do automóvel, bem como manter a situação do seu veículo íntegra com acesso as multas ou dívidas em aberto.

pacto leilões

Pacto Leilões é confiável?

mega leilões

Mega Leilões: Conheça todos os detalhes