O que é Higienização de Ar Condicionado Automotivo?

Saiba quando é preciso limpar o aparelho para mantê-lo higienizado

Com a chegada da primavera e do verão no Brasil, as temperaturas sobem e o ar condicionado no carro passa a ser um item essencial para muitos motoristas. 

Anúncios

Porém, assim como as peças mecânicas precisam de cuidado e manutenção, o aparelho de ar condicionado automotivo também precisa de cuidados

Entenda agora quais os sinais que indicam que seu ar condicionado veicular precisa de uma boa higienização. 

Quando devo fazer a higienização do ar condicionado do meu carro?

O carro apresenta alguns sinais indicando que está na hora de limpar o ar condicionado, uma delas é o mau cheiro. Sabe quando você entra no carro e sente um cheiro estranho, cheiro de mofo ou de coisas guardadas há muito tempo.

Pois então, isso significa que os filtros de ar do sistema de refrigeração estão cheios de fungos, ácaros e bactérias. 

Mas além do mau cheiro, isso também causa problemas respiratórios, especialmente em quem já sofre com alergias e afins. 

Outro sinal de que está na hora de higienizar os filtros de ar condicionado é se perceber que as saídas de ar não estão funcionando plenamente. Além de obstruir a passagem do ar, a falta de higienização também afeta o consumo de combustível, fazendo com que o carro gaste mais para poder manter o aparelho funcionando.

Como fazer a higienização do ar condicionado veicular?

Você pode contratar um profissional para fazer a higienização que, se for simples, costuma ter um preço acessível, variando entre R$ 30 e R$ 50. Porém, se a higienização for mais completa, o serviço também costuma ser mais caro. É bom preparar o bolso.

Mas se você tem tempo e gosta de lavar seu carro, a higienização pode ser feita semanalmente, para uma melhor manutenção do aparelho. Atualmente, existem diversos tipos de produtos para limpeza do ar condicionado veicular, inclusive aerossóis, que facilitam  bastante a vida do motorista.

5 passos para fazer uma higienização do ar condicionado automotivo caseira

  1. Escolha um produto do seu agrado;
  2. Ligue o motor do carro e em seguida acione o ar-condicionado no modo quente e com a circulação de ar externa fechada; 
  3. Deixe o ar condicionado funcionar na posição máxima por alguns segundos, isso ajuda a secar a tubulação;
  4. Em seguida, posicione o tubo do produto logo abaixo do porta luvas, na direção da caixa evaporadora e aperte a válvula até que ela trave; 
  5. Feche as portas do carro e aguarde até que todo o líquido seja vaporizado. 

Você vai gastar entre 6 e 8 minutos para fazer esse procedimento.

Depois disso, mude o seletor do ar-condicionado para o modo totalmente frio e o mantenha funcionando por 5 minutos e ainda com o motor do carro acionado. 

Componentes do ar condicionado automotivo

Além do filtro de ar, que é o primeiro item que lembramos ao falar de ar condicionado automotivo, para o ideal funcionamento do aparelho, outros componentes também devem estar em plena função e higienizados. Conheça todos e saiba como funcionam.

Filtro

O filtro de ar é responsável por reter as impurezas e garantir que um ar limpo e agradável saia do sistema de ar-condicionado automotivo. Ele geralmente fica escondido atrás do painel, antes das saídas de ar.

Não há uma precisão de quanto tempo o filtro deve ser trocado, uma vez que isso depende da frequência e potência do uso do aparelho. Mas ao perceber qualquer um dos sinais ditos acima, já ative o alerta vermelho para a necessidade de higienizar o ar condicionado do carro.

Tubulações

As tubulações são por onde passam todo o sistema de ar condicionado veicular, por isso também é de suma importância mantê-las limpas.

Para fazer essa limpeza, use um spray que limpa as impurezas contidas ali.

Evaporador

O evaporador é responsável por resfriar o ar e a limpeza do mesmo deve ser feita quando o ar condicionado do veículo precisar de uma limpeza mais profunda. A limpeza desse item costuma ser mais difícil e trabalhosa, podendo demorar alguns dias para a conclusão.

Compressor

Como o próprio nome já sugere, a função desse item é comprimir o gás refrigerante, fazendo-o circular pelo sistema. Esse processo é feito ininterruptamente, centenas de vezes por minuto. Por isso, problemas como acúmulo de resíduos nessa parte certamente comprometerão o funcionamento do ar-condicionado veicular.

Gás 

O sistema do ar-condicionado possui um gás refrigerante que precisa ser reposto a cada dois ou três anos, visto que escapa gradualmente ao longo do uso, fazendo com que o ar condicionado não funcione corretamente.

A revisão e higienização do sistema de ar condicionado é de suma importância para a sua saúde e para o melhor funcionamento do veículo. Não deixe de fazer!

Como Refinanciar Meu Próprio Veículo?

Airbag de Carros: Descubra Tudo Sobre este Item de Segurança