Nova CNH 2022 – Descubra o que muda

Confira nesse artigo todos os detalhes sobre o que muda com a Nova CNH 2022!

A Nova CNH 2022 foi atualizada tanto em seus elementos visuais quando em seus mecanismos de segurança. Contudo, isto não obriga os motoristas que já possuam carteira de motorista a terem que atualizar seu documento para o modelo novo de forma imediata.

Anúncios

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe esse artigo e entenda melhor sobre a nova habilitação em 2022, tudo o que mudou. E tire suas dúvidas sobre o assunto:

Como funciona a Nova CNH 2022?

Assim como as novas placas de padrão Mercosul, a CNH – Carteira Nacional de Habilitação também sofreu algumas alterações. Em seu novo modelo, a CNH ganhou uma cara totalmente nova com elementos visuais diferentes que reforçam a segurança.

A Nova CNH 2022 tem início de circulação a partir do dia primeiro de junho de 2022. E não obrigará nenhum motorista a realizar a troca imediata do documento.

De acordo com o Contran em sua Resolução n° 886/2021, o novo padrão da Nova CNH 2022 deve adotar por aqueles que:

  • Renovar a CNH
  • Precisar da segunda via da CNH
  • Alterar dados ou precisar adicionar categorias na carteira de habilitação.

Além disso, recém habilitados também devem solicitar a emissão da nova CNH. O documento poderá ser expedido de maneira física, digital ou então em ambos os formatos.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Nova CNH 2022 o que muda?

Os itens de identificação que mudaram foram vários e todos focam na maior segurança do documento.

Nos itens de identificação além de foto e assinatura terão mais elementos gráficos que virão com proteção maior à luz UV em efeitos de fluorescência, imagens secretas e hologramas.

O QR Code também estará presente na Nova CNH 2022. E terá armazenado em seu código todas as informações do condutor de maneira variável, exceto sua assinatura.

A aparência da Nova CNH 2022 também ficou diferente, tem estampas novas e tons de verde mais vivos, além do amarelo e azul.

A Nova CNH 2022 apresentará uma tabela com os tipos de veículos que através de letras e desenhos das carrocerias com o objetivo de indicar quais deles o condutor é apto a dirigir. Além disso, essas configurações também apontam quem utiliza a Carteira Nacional de Habilitação para atividades remuneradas.

Outra novidade é a inclusão de letras que identificam o estágio da CNH. Desse modo, a letra “P”, por exemplo, identifica que o condutor em questão tem permissão para dirigir. Enquanto isso, a letra “D”, indica que o condutor já possui a CNH Definitiva, não somente a permissão.

Além disso, a Nova CNH 2022 também apresenta um número de registro nacional e estadual. Restrições como deficiências serão apresentadas através de códigos que identifiquem a situação.

Quanto as pontuações na CNH, algo mudou?

Não, nenhuma das alterações no design e segurança da Nova CNH 2022 altera os prazos e pontuações que entraram em vigor no mês de abril de 2021.

A CNH continua com dez anos de validade e limite de pontos de 40 conforme a legislação para infrações.

Outro detalhe é que continuam iguais as regras sobre multas que não pontuam e normas de transporte para crianças, uso de faróis em rodovias e desconto nas multas.

Prazo de validade da CNH

O prazo continua o mesmo do ano passado (2021) conforme o seguinte:

  • Prazo de 10 anos para motoristas com menos de 50 anos
  • Prazo de 5 anos para motoristas com 50 a 69 anos.
  • Prazo de 3 anos para motoristas com 70 anos ou mais.

Pontuação limite para CNH

Assim como os prazos, a pontuação segue a mesma flexibilização do ano passado em que antes eram 20 pontos de limite máximo em 12 meses e hoje já são 40 pelo mesmo período, dessa forma.

Lembre-se que mesmo as mudanças ocorridas, não é obrigado a fazer a atualização sem ter em questão algum dos pontos citados logo acima!

DSV Digital

DSV digital: Ferramenta online para transferência pontos de multas

Manheim Express

Manheim Express: anuncie veículos online