Manutenção preventiva: O que é e qual a sua importância?

Veja nesse artigo o que é manutenção preventiva e qual sua importância para o bom desempenho do veículo!

Realizar a manutenção preventiva sem dúvida é uma prática que tem muito a beneficiar o veículo e seu condutor. Afinal, por meio dela é possível identificar e fazer pequenos reparos, evitando com isso prejuízos maiores ao veículo.

Anúncios

O carro, assim como qualquer outra máquina, quando usada com frequência, está sujeita a desgastes. Por isso, sempre haverá peças que precisam de ajustes e outras que necessitam de troca.

É exatamente nesses aspectos que a manutenção preventiva entra em ação. Este serviço serve para antever possíveis problemas. E soluciona-los em tempo hábil, impedindo a ocorrência de falhas que comprometam o desempenho e segurança do veículo.

Continue sua leitura e entenda o que é e os benefícios da manutenção preventiva.

O que é?

Manutenção preventiva são ações de monitoramento e controle aplicadas ao veículo, para garantir a conservação de suas peças e o desempenho do carro. Quando falamos de manutenção preventiva é necessário citar dois gatilhos que a envolvem:

  • Tempo, que é quando é realizada uma medida preventiva com periodicidade. Por exemplo, troca de óleo do motor, a cada 1 ano de uso;
  • Utilização, que é a aplicação de medida preventiva conforme o uso. Usando o mesmo exemplo, quando um carro roda 10 mil km deve fazer a troca de óleo, ainda que o prazo do tempo não tenha sido atingido.

Importância da manutenção preventiva veicular

A maioria dos condutores sempre espera o problema aparecer para depois corrigir, mas isso é um péssimo hábito. Principalmente porque a manutenção corretiva costuma sair muito mais caro do que a manutenção preventiva. Sem falar que dá menos dor de cabeça também.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Sua importância não está relacionada apenas com a economia, mas também com a segurança. Sabemos que o trânsito por si só já gera perigo. Imagina quando um carro está com pneus sem calibrar, aumenta mais o risco de colisão durante períodos de chuva, por exemplo.

Com a manutenção preventiva você sempre consegue corrigir o problema, antes que ele apresente uma falha completa. Isso protege sua vida e a dos outros motoristas também. Então, estratégias preventivas, também dizem respeito a sua responsabilidade social.

Realizar a manutenção preventiva também evita surpresas indesejadas. Imagina aparecer um defeito mecânico bem na hora de sair para uma reunião? Ou então quando vai curtir com a família?

Em qualquer situação ser pego de surpresa por uma falha no carro, vai gerar estresse. Se você usa estratégias preventivas, seu veículo não vai te deixar na mão.

Por isso, investir na manutenção preventiva faz toda a diferença para a segurança do seu veículo e também para o seu bolso.

Manutenção preventiva exemplos

Para você que já compreendeu a importância deste serviço, veja a seguir alguns cuidados preventivos bem simples que podem contribuir muito com o desempenho do seu veículo.

  • A cada 6 meses leve para uma revisão no mecânico;
  • Ao perceber um consumo elevado de combustível, leve para o mecânico dar uma conferida.
  • Complete semanalmente o nível de água do limpador de para-brisas e do próprio radiador;
  • Confira o funcionamento de todas as luzes a cada 2 meses;
  • Fique atento a ruídos e barulhos diferentes;
  • Realize a calibragem dos pneus a cada semana;
  • Sempre dê uma olhada no estado dos pneus e trocar antes que eles fiquem carecas;
  • Verifique o nível de óleo que o motor possui mensalmente.

Portanto, agora que já sabe o que é e os benefícios da manutenção preventiva, não deixe de criar uma rotina de prevenção. Assim você economiza e se protege de eventuais problemas mais sérios.

Exeed

Exeed: Conheça a marca chinesa que chega ao Brasil

Top Car Leilões

Top Car Leilões é confiável?