Como funcionam leilões de veículos apreendidos

Veja a seguir mais detalhes sobre como funciona os leilões de veículos apreendidos e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Leilões são ótimas opções para quem busca oportunidades de bons negócios ao comprar um carro mais barato que o preço praticado no mercado.

Anúncios

E entre as opções disponibilizadas nesse tipo de evento, estão os leilões de veículos apreendidos. Você sabe como funcionam os leilões de veículos apreendidos?

A maior parte dos leilões de carros apreendidos o Detran que realiza. No entanto, o órgão responsável pela apreensão desses automóveis muitas vezes são as instituições que financiam a compra desses carros.

Entenda melhor como funciona e como participar de leilão de carros aprendidos!

O que é um veículo apreendido?

Os leilões de veículos apreendidos podem ser de 3 tipos de acordo com o próprio Detran:

  • Sucata
  • Veículo de circulação normal
  • Peças (resíduo metálico; e acessórios ou resíduo remanescente de veículo deteriorado.

As sucatas são carros ou parte deles que não estão aptos à circulação normas nas vias, normalmente em péssimos estados de conservação. Porém, se comercializa suas peças, tornando-o servível a outro veículo de alguma forma.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Os veículos em condição normal de circulação apreendidos são a maior parte dos casos. Eles normalmente se encontram em condições regulares para trafegar nas vias. E se transfere para o novo dono assim que finalizar a compra.

Enquanto isso, as peças ou resíduos metálicos são peças avulsas que tem destino a comercialização se funcionarem ou para reciclagem, caso não funcionem mais.

Quando um veículo pode ser apreendido?

De acordo com as leis do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 328 especificamente, um veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado pelo proprietário em um prazo de 60 dias desde o recolhimento irá ser avaliado e levado a leilão

Mesmo quando se publica o edital do leilão e a preparação dure 30 dias o dono ainda tem tempo para regularizar a situação e retirá-lo de depósito até o último dia útil anterior ao leilão.

Quem pode e não pode participar dos leilões de veículos apreendidos?

Qualquer pessoa interessada pode participar desse tipo de leilão, mas para isso é necessário atender a alguns requisitos, como:

  • Ser pessoa física
  • Possuir RG, CPF e comprovante de residência válidos

Pessoa jurídica também pode participar. Mas para isso é preciso ter registro comercial ou contrato social com cópia autenticada do CNPJ, RG e CPF do representante.

Agora se você pretende participar de leilões de sucatas é preciso preencher outro requisito. Nesse caso é preciso ser dono de algum estabelecimento de comércio de peças ou de reciclagem de peças.

Quanto as restrições, não podem participar de leilões de veículos apreendidos quaisquer envolvidos com o leilão, como servidores do DETRAN, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, DAER/Polícia Estadual, Brigada Militar, Fiscalização de Trânsito, bem como funcionários do controle da remessa de documentos (CRD) e proprietários do lote leiloado.

Como funciona o leilão de veículos apreendidos pela Receita Federal?

Os leilões de veículos apreendidos funcionam da mesma forma que os demais leilões mantendo o mesmo estilo tradicional seja ele online ou de forma física.

Participar de um leilão é bem simples, para isso é preciso realizar um cadastro por meio da internet ou no local de realização do evento com CPF ou CNPJ em mãos e os demais documentos descritos em edital.

Com cadastro feito é só comparecer ao auditório de leilão no caso de leilões físicos, ou estar online em auditório virtual no caso de leilões pela internet e dar seu lance, buscando o arremate.

Se seu lance ganhar e você arrematar o bem, basta assinar o documento, pagar o percentual entre 20% e 30% do valor e os 5% de taxa e se organizar para retirada do bem, assim como demais acertos do restante do pagamento.

Viu só, não é nada difícil participar dos leilões de veículos apreendidos. Então se você tem interesse em participar desse tipo de evento, acesse o site do Detran do seu estado e veja onde ocorrerá o próximo leilão!

Shell Box

Saiba como funciona o Shell Box

motos sem habilitação

Descubra motos que não precisam de habilitação para dirigir