Leilão de Veículos Recuperados de Financiamento: Entenda Como Funciona

Conheça as vantagens e desvantagens do leilão de carros de financeiras

Quando o assunto é carro de leilão muita gente fica com o pé atrás pensando que pode ser uma fria, que o carro pode estar batido ou muito comprometido.

Anúncios

Realmente, os riscos de se comprar carros em leilão existem, pois você não pode avaliar a parte mecânica do automóvel.

Porém esse risco de comprar um carro ruim pode ser reduzido em certos tipos de leilões, e o leilão de veículos recuperados de financiamentos é um deles.

Entenda agora como funciona, quais as vantagens e desvantagens do leilão de veículos recuperados de financiamentos.

Como funciona o leilão de veículos recuperados de financiamento?

Muitos brasileiros precisam recorrer ao financiamento para conseguir comprar um veículo. Como sabemos, o preço dos automóveis por aqui não são nada acessíveis à população em geral.

Assim, algumas pessoas acabam entrando em longas dívidas com bancos e outras financeiras para poder comprar carro, moto, caminhão, entre outros tipos de veículos.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Depois de uma análise de crédito do cliente, os bancos e financeiras até liberam a grana para a pessoa financiar o carro.

Porém, as instituições precisam de uma garantia que o cliente vai pagar aquele valor financiado, caso contrário seria arriscado financiar um veículo que tem alto custo, o cliente não pagar corretamente e a empresa ficar no prejuízo.

Tendo todo esse contexto em mente você já pode imaginar qual é a garantia exigida em contrato, não é mesmo? Sim! É o próprio carro. 

O que acontece é: existe um acordo entre cliente e financeira que o valor das parcelas deve ser pago todo mês na data X, caso o cliente não cumpra o combinado, a instituição pode solicitar judicialmente a recuperação, ou devolução, do veículo.

Te explicamos essa ladainha toda pra dizer que é aqui que entra o leilão de veículos recuperados de financiamento

Para não ficar no prejuízo (ou ao menos reduzir), as financeiras leiloam esses veículos recuperados.

Normalmente é feita uma parceria com algumas casas de leilões, que são quem organiza o evento, e como o fiador provavelmente não conseguirá um valor alto pelo carro recuperado, as vendas em leilões costumam ter vendas com preço bem em conta.

Vantagens do leilão de veículos recuperados de financiamento

Preço baixo

A principal vantagem de comprar um veículo em leilão é sempre o preço. Você pode conseguir arrematar um carro com valor 30% abaixo da tabela FIPE;

Boa qualidade

Por serem veículos que estavam em uso com o antigo dono, os automóveis recuperados de financiamento costumam ter bom estado de conservação;

Desvantagens de comprar veículos recuperados de financiamento

Manutenção

O fato de ser um carro recuperado de financiamento dá indícios de que ele esteja em bom estado de conservação, mas isso não é uma garantia. Então, pode ser que você tem gastos além do valor do lance;

Sem revisão antes da compra

Em alguns casos você pode ir até o pátio e ver o veículo, porém não é possível fazer uma revisão mecânica, então a compra é feita “no escuro”.

Pagamento à vista

Ao dar um lance em um leilão, você tem um prazo estabelecido pelo leiloeiro para fazer o pagamento e quitar a dívida, e o mesmo deve ser feito à vista. 

Taxas em atraso

Alguns tipos de leilões zeram os débitos do veículo, mas isso não é regra. Então é preciso ficar atento se a documentação está em dia, para no final das contas não assumir uma dívida a mais.

Dificuldade com seguradora

Nem todas as seguradoras aceitam trabalhar com veículos de leilão, então você pode ter um pouco de dificuldade com isso.

Desvalorização do automóvel

Esse é um problema na venda de diversos automóveis, especialmente em veículos de leilão, que devido a origem já sofrem uma desvalorização considerável.

Você certamente notou que a lista de desvantagens é bem maior, mas isso não é motivo para você desistir de comprar um carro de leilão recuperado de financiamento. É preciso analisar cada caso e ver se realmente vale a pena o investimento no veículo que você deseja. 

Uma das famosas financeiras que realiza leilões de carros recuperados é o Bradesco. Confira aqui todos os detalhes deste leilão.

Carros de Leilão são Mais Baratos?

Como Comprar Carro Barato em um Leilão