Leilão de Motos Financiadas: Saiba como funciona

Entenda tudo sobre o leilão de motos recuperadas por bancos e outras financeiras

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando se trata da compra de veículos de leilão, muita gente vira a cara pois imagina que todos os automóveis estão em condições ruins, mas não é bem assim que acontece.

Um dos exemplos em que você pode fazer um bom negócio é comprando em leilão de motos financiadas.  

Leia este artigo e confira todos os detalhes de como funciona o leilão de motos financiadas e o porquê ele pode ser vantajoso.

O que é o leilão de motos financiadas?

Com os altos preços de veículos automotivos no Brasil, muita gente não pode comprar uma moto à vista e a solução para adquirir o bem acaba sendo o financiamento.

Esta costuma ser a alternativa mais comum entre os motociclistas, mas o que muitos não se atentam é para o risco que correm caso não consigam cumprir com o pagamento das parcelas.

Nesse caso, a financeira pode solicitar judicialmente a apreensão do veículo, assim a pessoa perde todas as parcelas já pagas, além de ter a moto posta em leilão

As motos de leilão são boas?

Existem vários tipos de leilões, então esta não é uma resposta que se aplica a todos os casos.

Mas neste artigo estamos tratando especificamente de leilão de motos de financiamento, e nessas situações as motos costumam ser boas sim.

Vamos explicar:

  1. As motos vendidas em leilão de financeira costumam ser seminovas, normalmente com menos de 36 meses de uso, que é o prazo médio de um financiamento;
  2. Como a moto é apreendida do antigo dono, normalmente ela estava em uso e em boas condições;
  3. Os preços costumam ser bem atrativos, com valores em torno de 30% abaixo da tabela Fipe.

Como comprar moto de financiamentos em leilão?

Apesar de as motos serem apreendidas pela financeira ou por bancos, não são os mesmo que organizam o leilão.

Esses terceirizam o serviço para uma casa de leilões que já tem toda estrutura ideal para realizar o evento, seja presencial ou online. 

Assim, você deve encontrar um leiloeiro na sua região, verificar se o mesmo é seguro e conferir o edital do leilão, desse modo evita ter surpresas desagradáveis.

Depois basta se cadastrar e você já poderá dar lances e participar de leilões de motos financiadas.

As motos de leilão são mais baratas?

Em um leilão não existe valor limite para um lance, existe apenas valor mínimo inicial, então não há uma garantia que todas as compras feitas em leilão serão bons negócios. 

Antes de participar de um leilão, a dica é que você faça um planejamento financeiro e estabeleça um valor máximo para gastar. Confira agora algumas dicas para facilitar sua organização:

  • Faça uma pesquisa sobre o preço de mercado da moto que deseja arrematar;
  • Confira o máximo de detalhes possível sobre a moto que está em leilão;
  • Se possível, vá até o pátio do leilão e confira a moto pessoalmente. Apesar de não poder conferir a parte mecânica, veja como está a condição aparente da mesma;
  • Confira se há alguma documentação pendente e se terá algum gasto para regularizar a moto;
  • Por fim, estabeleça um valor máximo para gastar com a moto. Este deve incluir o valor que vai dar de lance e possíveis gastos com mecânico e documentação. Para a compra realmente compensar, o preço total pago deve ser menor que o de uma moto seminova fora de leilão. 

Leilão de motos financiadas vale mesmo a pena?

Não há uma regra que determine se vale mesmo a pena o leilão de motos financiadas ou não, pois cada caso é um caso.

Mas é importante ter em mente que esse tipo de leilão é um dos mais seguros para o comprador, justamente por todos os motivos listados acima. 

Mas, antes de arrematar qualquer produto é preciso fazer uma análise de mercado, conferir a moto de perto, se possível, e se organizar financeiramente para não acabar pagando mais caro. 

Para fazer bons negócios em leilões, confira o artigo “Como comprar barato em leilão”.

Depois dessa leitura eu garanto que você vai aprender as melhores dicas para comprar em leilão aproveitando as vantagens que o modelo de negócio oferece. 

10 Carros Seminovos Mais Baratos de 2021

Leilão de Carros Santander: Detalhes e Como Participar