Leasing de carros: Descubra o que é e como funciona

Veja nesse artigo o que é, as vantagens e desvantagens e quais bancos oferecem o leasing de carros!

Você quer comprar um carro, mas não quer financiar em parcelas altas? Então saiba que muitos bancos oferecem um Leasing de carros como opção. Ou seja, uma modalidade com uma parcela mais atrativa e que cabe no seu bolso. Mas você sabe o que é ou como funciona o Leasing?

Anúncios

O Leasing veículos é basicamente um aluguel com opção de compra durante o contrato. Geralmente esta é uma opção que os bancos oferecem como alternativa ao financiamento.

Acompanhe esse artigo e veja como funciona, as vantagens e quais bancos oferecem essa opção para aquisição de veículos. Confira!

Leasing o que é e como funciona?

O Leasing de carros é uma forma de arrendamento mercantil com termos mais simples e parcelas atrativas. Basicamente é uma opção mais acessível para quem quer comprar um carro.

No Leasing veículos você basicamente aluga o seu carro e o banco lhe oferece a opção de compra ao final do contrato.

Normalmente os prazos de contrato tem duração de dois anos. Além disso, após o fim do contrato, é possível quitar o restante do valor do carro ou renovar o “aluguel”.

Nesse pagamento de “aluguel” em contrato são inclusas as parcelas da locação do o VRG (valor residual garantido) que são abatidos ao fim do contrato.

O Leasing de carros se divide em três maneiras:

  1. Operacional – Onde o arrendador arca com os custos de manutenção do carro e o arrendatário pode desfazer o contrato apenas 90 dias após o início com aviso prévio.
  2. Leasing Back – Comum no meio empresarial e usado pela corporação em necessidade de capital de giro.
  3. Financeiro – É o mais semelhante ao aluguel com diferencial do poder de compra ao final do prazo de contrato com valor estabelecido.

Vantagens e desvantagens do Leasing de carros

Existem muitas vantagens e desvantagens em optar por usar o Leasing carros, confira algumas:

Vantagens:

  • Tem isenção do Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF. O imposto cobrado no contrato de Leasing de carros é o ISS, o Imposto Sobre Serviço.
  • É possível financiar o veículo 100% do valor tornando, assim, uma boa proposta para quem não tem o valor de entrada de um financiamento em mãos.
  • Em contratos de Leasing de carros de arrendamento mercantil a vantagem é a rápida aprovação de crédito, sobretudo por conta do veículo ser registrado como posse do banco, o que também oferece uma garantia maior do pagamento.

Desvantagens:

  • Uma das maiores desvantagens citadas por consumidores que optam pelo Leasing é a devolução, já que os bancos pressionam o pagamento das parcelas até o fim do contrato para evitar prejuízos.
  • Quando há rescisão ou então descumprimento de termos por qualquer uma das partes geralmente aplica-se uma medida justa de multa contratual que é proporcional e razoável, quando abusiva o indicado é contratar um advogado e recorrer a justiça.
  • O veículo não é propriedade própria. Ou seja, seu registro é feito no nome do banco durante o período de contrato e, por isso, não dá o direito ao contratante de vender o carro, por exemplo.
  • Quando há devolução do carro, bem como restituição do VTG pode haver negação e recusa. O cliente com amparo legal ganha a causa, já que a legislação incita que o pagamento do VRG deve ser feito de volta para o consumidor por prestação de compra sem posse de bem.

Quais instituições financeiras oferecem o Leasing de carros

Algumas instituições oferecem a opção de Leasing de veículos e você pode contatar e conferir diretamente com a sua instituição, algumas que oferecem são:

O Leasing de carros pode ser uma opção viável, mas é preciso avaliar o caso em particular e pesar na balança as vantagens e desvantagens desse negócio, por isso procure analisar a proposta contratual antes de finalmente se dar por decidido!

azul seguro auto

Proteger seu veículo com a Azul seguro auto vale a pena?

leilão de caminhões

Leilão de caminhões. Conheças as opções disponíveis